ECONOMIA

Programa de turismo de saúde em PE Estado será a primeira unidade da Federação a contar com o projeto, que será lançado na 5ª edição da Hospitalmed, feira do setor hospitalar

Publicação: 12/08/2017 03:00

Pernambuco será o primeiro estado brasileiro a ter um programa integrado de turismo de saúde. Chamado de Pernambuco Healthcare, o projeto será lançado na 5ª edição da Hospitalmed, maior feira Norte/Nordeste de negócios do setor  hospitalar, que acontecerá de quarta-feira a sexta-feira no Centro de Convenções. Além do lançamento do programa, o evento sediará também mais 14 atividades, entre elas, o 6º Congresso Norte-Nordeste de Gestão em Saúde e o 6º Workshop Sindhospe Hospitalmed, ambos coordenados pelo Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe). Direcionada a profissionais do segmento, a feira espera movimentar R$ 220 milhões em negócios e receber um público superior a 15 mil pessoas.

Eurico Noblat, consultor educacional do Sindhospe, e o gerente executivo do sindicato, Iberê Monteiro, estiveram ontem no Diario e foram recebidos pelo vice-presidente do jornal, Maurício Rands. Ele ressalta que o congresso é um dos eventos mais esperados da feira porque trará como tema central a inovação. “Queremos mostrar como a tecnologia pode melhorar as práticas de gerenciamento dos hospitais, gerar economia e aumentar a segurança do paciente. A capacitação e a atualização do profissional de saúde é nosso maior objetivo.”

Na programação estão nomes como Wal Chevrand, gerente da United Healt Group, Francisco Cunha, da TGI Consultoria, e Dr. Paulo Oliveira, do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente. Ainda segundo Noblat, desde a criação do congresso, em 2011, o programa de turismo de saúde para o estado está sendo planejado. “Foram seis anos buscando apoio e agora podemos finalmente lançar a plataforma e buscar os parceiros. Estamos cadastrando hospitais, hotéis, restaurantes e outros empreendimentos turísticos que queiram se adaptar para receber pacientes de outros países e cidades e suas famílias”, completa. E o estado tem gabarito para isso já que é o segundo polo de saúde do Brasil e conta com 10 mil leitos.

O primeiro hospital credenciado, segundo Noblat, foi o Real Hospital Português. “A ideia é unir todos os braços desse turismo numa plataforma onde o paciente/turista possa escolher e fechar o melhor pacote para seu tratamento e sua estadia. Para isso, teremos o site e também a ajuda da Secretaria de Turismo de Pernambuco”, diz Noblat.

O Pernambuco Healtcare será lançado às 17h do dia 17, no Lounge da feira. Para se cadastrar é preciso visitar o http://pernambucohealthcare.com.br/. Já quem quiser se inscrever nos congressos deve visitar a página www.hospitalmed.com.br. O evento ocorrerá das 14h às 20h, com entrada gratuita.