ECONOMIA

BANCO CENTRAL » Mais espaço para corte dos juros

Publicação: 03/01/2018 03:00

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, reafirmou ontem que “existe possibilidade” de espaço para corte adicional do juro básico da economia em fevereiro. Em entrevista à Rádio Jovem Pan de São Paulo, o presidente da entidade reconheceu que, como mencionado pelos documentos recentes do BC, há mais riscos no horizonte, mas que permanece o espaço para movimento adicional de redução da Selic.

“A gente indicou que existe essa possibilidade (de corte adicional do juro) desde que a inflação continue baixa, que os riscos continuem como a gente tem hoje”, disse. “Dado isso, sinalizamos que há possibilidade de uma redução moderada da flexibilização monetária”, completou.

Na entrevista não prevista na agenda do presidente do BC, Ilan lembrou ainda que documentos do órgão têm sinalizado que, ao mesmo tempo, “há mais incerteza dessa vez”. Questionado sobre a possibilidade de rebaixamento do rating brasileiro, o presidente do BC comentou, sem citar essa hipótese, que o Banco Central “tem que levar em conta tudo isso”. “As reformas, os ajustes e os riscos, mas também do outro lado a inflação está bem comportada, os núcleos e as nossas projeções estão bem”.

“Ainda tem mais um mês e pouquinho para essa decisão. Vamos ver como se desenrola a conjuntura econômica”, concluiu Ilan. (Da AE)