ECONOMIA

Diario econômico

por Rochelli Dantas - interina
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/01/2018 09:00

Salvos pelos hermanos

O revéillon lotou os hotéis de Pernambuco. A capital pernambucana registrou 96% de ocupação, mas foram as praias de Fernando de Noronha e Porto de Galinhas as mais disputadas, com 97% de ocupação, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Pernambuco (ABIH/PE). A boa notícia é que esta média deve ser mantida ao longo dos próximos dois meses nos dois destinos. É que janeiro é mês de férias em todo o país, o que atrai os brasileiros para as praias do Nordeste. Já fevereiro, além do carnaval que este ano acontece logo nos primeiros dias, atrai muitos argentinos, que tiram férias justamente no segundo mês do ano. Aliás, Pernambuco tem sido um destino bastante procurado pelos  argentinos. Sozinhos, eles têm respondido por cerca de 20% da ocupação de Porto de Galinhas, por exemplo. Em fevereiro deste ano, o percentual deve chegar a, pelo menos, 25%. Aliás, no que diz respeito aos turistas, foram os argentinos que salvaram 2017. O que está acontecendo é que, no cenário de crise econômica, a hotelaria tradicional manteve a ocupação porque apostou nas operadoras do mercado internacional, que é um público que manteve as viagens. E foi justamente na Argentina que o trade do principal destino turístico pernambucano encontrou uma oportunidade de manter a ocupação em alta. O principal atrativo foram os novos voos sem conexão, o que deu uma maior comodidade aos turistas. Após a criação das novas rotas, o trade caiu em campo para divulgar o destino in loco. Deu certo. Os hermanos descobriram nossas praias. E a estratégia será replicada para outros destinos. Uruguai, Espanha, Colômbia e Portugal passam a integrar a lista de países que serão trabalhados, já que agora também possuem ligações diretas com a capital pernambucana. É o trade buscando a criatividade para não perder negócios (ou para ganhar os turistas).

Cenário estável
O ano que acabou de encerrar foi considerado positivo para a hotelaria do Recife. “Não voltamos a crescer mas ao menos não caímos, como vinha acontecendo”, diz o presidente da ABIH/PE, Artur Maroja. Desde 2014, quando a crise econômica se acirrou, a ocupação registrava queda anuais consecutivas. Agora o cenário é de estabilidade. A tendência é, inclusive, que projetos já aprovados e que foram deixados em “stand by” avancem este ano.

Para se programar
O ano mal começou mas os contribuintes já precisam se programar financeiramente. As prefeituras já iniciaram a distribuição dos carnês referentes ao IPTU. No Recife, são 404.665 carnês onde constam vencimento do IPTU e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) deste ano com primeira parcela no dia 10 de fevereiro de 2018. Para os que possuem veículos, o valor do IPVA também já está disponível para impressão no site do Detran (www.detran.pe.gov.br).

Nova Zelândia
A diretoria do Cedepe Business School está negociando com a escola de negócios da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, um processo de parceria entre as duas instituições.  A ideia é possibilitar a professores e estudantes do Brasil e do país da Oceania a troca de experiências e intercâmbios. A Universidade de Auckland tem cerca de 40 mil alunos e está listada entre as melhores do mundo na QS World University Rankings.

Imóveis personalizados
Para 2018, a aposta da Moura Dubeux está no Parque Shopping, novo projeto da empresa. Localizado no Pina, o empreendimento disponibiliza para os clientes a possibilidade de personalizar os apartamentos. Próximo do RioMar Shopping, o projeto permite que os moradores já optem por modular as unidades e ficar com tamanhos de um, dois ou três quartos.

Projeto piloto
A GrandVision by Fototica  implementou em sua loja no shopping Iguatemi, em São Paulo, teste de audiologia. Funcionando há três meses, a marca está avaliando a aceitação do serviço no mercado. Caso se consolide, existe um projeto para implementar o teste na loja do Shopping Recife, que teria espaço para comportar o serviço.

Vagas abertas
A Recimed Soluções em Saúde, situada no RioMar Trade Center, está ampliando a atuação para a área estética. A empresa abriu duas vagas para fisioterapeutas  e duas para esteticistas com graduação completa. As jornadas são de 30h e 44h semanais, respectivamente. Os currículos devem ser enviados para o e-mail: curriculo@recimed.com.br.