ECONOMIA

Diario econômico

Rochelli Dantas - interina
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 11/01/2018 03:00

Além do patrocínio

Já faz um década que a Ambev patrocina o Carnaval do Recife. Há oito anos os recursos também são destinados a festa de Olinda. Isso sem citar as cidades do interior. Mesmo sem revelar números, a presença constante nas festas já dá sinais de que o retorno é certo  (e tão alto quanto o montante investido). A aposta esse ano é ainda maior. Mais do que exclusividade a empresa quer visibilidade. Até os ambulantes vestirão, literalmente, as cores da principal marca de cerveja do grupo: Skol. Pela primeira vez, a operação Skol na festa da capital e da cidade vizinha contará com uma central de atendimento aos 1200 ambulantes que atuarão no Recife e Olinda. E todos receberão um kit composto por isopor, boné e colete padronizado. Antes, passarão por um treinamento de consumo responsável. A ação é uma forma de se aproximar daqueles que realmente estão próximos dos consumidores nos polos de folia. O desafio continua o mesmo, o de abastecer de forma ágil para que não falte cerveja gelada na ponta. A promessa é de um ponto de abastecimento em local estratégico em cada cidade para evitar isso. Tem realmente que ser próximo e que esse padrão bonito não gourmetize a cerveja, ou seja, não inflacione a bebida gelada do Carnaval quente. Deslocamento já é complicado para vendedor e folião no meio da folia e, se for pra ir atrás de cerveja cara, vai ser traumático. A Ambev não divulga qual, mas diz que vai apresentar um "preço sugerido". Além disso, o abastecimento não é de apenas um produto, afinal, não é apenas Skol circulando. A exclusividade é Ambev e aí entram no portfólio, refrigerantes, energéticos, além de outras cervejas. A empresa promete, inclusive, lançar uma nova integrante da família Beats antes do Carnaval. Vai gerar curiosidade. E se o abastecimento não estiver a contento, de nada adiantará.

Expansão em curso
A rede de farmácias Drogasil segue com plano de expansão pelo Nordeste. Recentemente, a marca inaugurou unidades no Recife, Fortaleza, João Pessoa e Maceió. Com isso, em Pernambuco, já são mais de 35 lojas. A meta para este ano é inaugurar 240 lojas por todo o Brasil em 2018. Formada em 2011 a partir da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, a empresa possui mais de 1.600 drogarias em 20 estados, que representam 93% do mercado do Brasil.

Tem promoção
Pelo quarto ano consecutivo, o Shopping Recife aproveita o mês de férias para realizar a primeira liquidação do ano. O Liquida da Virada tem início hoje e segue até o próximo dia 14. A promessa é de que o os descontos cheguem a até 60%. A expectativa é de que o mall receba mais de 250 mil pessoas durante os quatro dias de promoção.

Sede definitiva
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) iniciará este mês a construção da sede definitiva do campus Paulista. Os recursos, no valor de R$ 17,2 milhões, foram liberados em outubro pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto conta com 16 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, além de área de convivência, guarita e estacionamento.

No Reino Unido
João Campos, chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara, será o único representante do Brasil no Programa de Líderes Internacionais do Governo Britânico para o período 2017/2018. Durante a missão, o pernambucano se juntará a outros 13 participantes de todo o mundo. O projeto é tido como o programa de visitas mais importante do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Será briga de grandes
O aeroporto do Recife já pode se preparar para brigar com os maiores terminais do mundo. Relatório anual da consultoria britânica OAG, apontou o terminal local como o segundo mais pontual do Brasil e 17º do mundo entre os pequenos aeroportos (que movimentam entre 2,5 milhões e cinco milhões de assentos no ano). Mas a nossa classificação tende a mudar. Em 2017, somente até novembro, sete milhões de usuários passaram pelo local.

Busca por empresas
O Santander, em parceria com a Endeavor, iniciou as inscrições para a segunda edição do Radar Santander, programa de apoio a empreendores com alto potencial de crescimento e que tenham projetos inovadores para o mercado financeiro. Os negócios devem contemplar inovações em canais de relacionamento entre clientes, mercado e indústria financeira; agilidade e segurança dos meios de pagamento e análise de dados. As inscrições podem ser feitas pelo www.santander.com.br/radar.