ECONOMIA

SEBRAE » WhatsApp como uma ferramenta de negócio

Publicação: 16/05/2018 08:30

Muito além de uma ferramenta para troca de mensagens instantâneas com familiares e amigos, o WhatsApp é um importante canal que pode ser utilizado por empreendedores de diversos segmentos. O crescente uso do aplicativo já é observado entre microempresas do estado, que conseguem um aumento médio de até 30% nas vendas. Tanto que o tema entrou, pela primeira vez, na pauta da semana do microempreendedor individual (MEI), que acontece nesta semana no Recife.

Instrutora credenciada pelo Sebrae Pernambuco, Andrea Moraes ministrou oficina sobre o assunto. “O movimento em redes sociais é fortíssimo e não há como regredir, porque somos seres essencialmente sociais. E como convivemos em rede, na Era Digital, as negociações acontecem em diversos tipos de redes sociais”, explicou.

“Atualmente, você tem muitas distrações nas redes, com vários anúncios e campanhas, vídeos, entre outros. No WhatsApp, a conversa acontece de maneira mais direta. Você migra o cliente da rede social para um contexto mais próximo para que aquilo seja convertido em venda”.

A versão de negócios do aplicativo, denominada de WhatsApp Bussiness e lançada em janeiro deste ano, é outra prova de que os empreendedores devem investir nesse formato de relacionamento com o cliente, segundo a instrutora.

“Por meio dessa modalidade do aplicativo, é possível gerenciar melhor o cliente, categorizando e fazendo campanhas específicas de acordo com o momento de cada cliente. Há como fazer respostas automáticas, agilizando bastante o atendimento”, explicou Andrea.

A tendência é de que o aplicativo, no futuro, possa realizar também procedimentos de venda. “Será quase como um comércio eletrônico dentro do WhatsApp, com compra registrada e envio de comprovantes”, projeta. (Sávio Gabriel)