Diario na história

Publicação: 13/03/2018 03:00

HÁ 175 ANOS
Segunda-feira, 13 de março de 1843
Escravo fugido - Fugio no dia 8 do corrente um cabra de nome Lisbano, de 20 annos, pouco mais ou menos, grosso do corpo, estatura baixa, com a mão esquerda meia leza, e he bem pouco desembaraçado no fallar, e ha noticia que tomou a estrada da Cidade de Olinda; roga-se ao capitão de campo que o pegar o leve ao sitio da dos Srª Afflictos, que será bem recompensado.

HÁ 150 ANOS
Sexta-feira, 13 de março de 1868
Revista Diaria - S. Exc. o Sr. presidente ordenou ao recrutamento da Escada, que deixasse de recrutar nas fileiras do batalhão n.24 da guarda nacional daquelle municipio, recommendando no entretanto ao respectivo commandante todo o zelo e promptidão na designação e remessa do contingente que coube-lhe para o serviço da guerra.
 
HÁ 125 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 13 de março de 1893. Lia-se no dia 14:
Telegramma - Berlim, 12 de março - As negociações entaboladas entre a Allemanha, Italia e Austria para repressão do socialismo deram resultado de um arranjo e amigavel accordo no interesse das tres nação. Diz a imprensa que se for rejeitado o projecto sobre as reformas militares, o chanceller Capivi dará demissão, sendo substituido por Mc. Puttkammer.

HÁ 100 ANOS
Quarta-feira, 13 de março de 1918
A Guerra - Communicado da França: "Continuam os bombardeios pela margem direita do Mosa e em Lorena. Ataques inimigos foram repellidos em Dixmude, Yprés e na floresta de Houthuist. Os britannicos abateram ou fizeram descer sem governo 13 aviões inimigos e tres balões captivos. Na noite de 11 para 12 do corrente houve raid aereo em Paris por 60 aviões inimigos que lançaram numerosas bombas, destruindo diversos edificios. Foram abatidos 4 aviões sendo 3 deles do typo Golha".

HÁ 75 ANOS
Sábado, 13 de março de 1943
"Destroyers" franceses nos Estados Unidos - Acompanhando o "Richelieu", chegaram aos Estados Unidos dois "destroyers" franceses, que se encontravam refugiados em Dakar, desde a queda da França, para se incorporarem às forças navais das Nações Unidas. A foto mostra parte da tripulação do "destroyer" "Le Fantastique", saudando com entusiasmo a terra livre da América.

HÁ 50 ANOS
Quarta-feira, 13 de março de 1968
Terremoto no Congo - Duzentas pessoas morreram num terremoto que destruiu uma aldeia próxima à localidade Nyangezi, perto de Bukavu, anunciou-se oficialmente. Toda a população da aldeia, situada na colina denominada Mandjwi, pereceu. Foi decretado um dia de luto nacional, em todo o Congo.

HÁ 25 ANOS
Sábado, 13 de março de 1993
Atentados matam 200 e comovem a Índia - BOMBAIM - O governo indiano colocou as forças de segurança em alerta nacional após a série de atentados que mataram pelo menos duzentas pessoas e feriram 940, ontem, em Bombaim, abalando e comovendo a Índia.