POLÍTICA

Com o bloco na rua para arrastar o eleitor Políticos aproveitam carnaval para se aproximar do folião local

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 10/02/2018 03:00

Mais um ano de agenda cheia no carnaval para os políticos que aproveitam os dias de folia para ficar próximo do eleitor. E levando em consideração que 2018 teremos eleições presidencial e estadual, a atenção precisa ser redobrada. O governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição, cumprirá um roteiro semelhante aos três últimos carnavais. Também não será diferente a preocupação dele com a questão da segurança pública durante a festa. O combate à violência no estado tem sido um dos maiores desafios da administração. Uma situação que é reconhecida pelo próprio socialista.

Neste sábado, o governador e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), assistem ao tradicional desfile do Galo da Madrugada. Antes, participam do café da manhã do Galo, no Forte de Cinco Pontas, e também visitam a central de monitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS), no prédio central do Metrô Recife. Na sexta-feira, no Marco Zero, Paulo e Geraldo prestigiaram a abertura oficial do carnaval.

Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2015, o socialista optou por seguir basicamente o mesmo roteiro do ex-governador Eduardo Campos, seu padrinho político. No primeiro ano de mandato, a expectativa era em torno de como o novo governador se comportaria durante os dias de carnaval na sua estreia no comando do estado. Agora, perto de encerrar o primeiro mandato e nos preparativos para tentar se manter no cargo, o desafio de Paulo Câmara é de trazer para o seu palanque o bônus da folia perante o eleitor do estado.

No domingo, a agenda dele será na cidade de Bezerros, onde acontece o desfile dos papangus, e Pesqueira. Na segunda, acompanhado do prefeito Geraldo Julio, está prevista a ida do governador à Cidade Tabajara para o Encontro dos Maracatus, um roteiro também deixado por Eduardo Campos em referenciar a família do Mestre Salustiano. Ainda tem na agenda Nazaré da Mata.

Durante todo o carnaval, o prefeito Geraldo Julio, na condição de anfitrião da festa na capital pernambucana, vai rodar a cidade que terá 43 polos de animação espalhados por vários bairros. Geraldo, segundo sua assessoria, não terá condições de passar por todos os locais, mas o desejo dele é garantir presença nas seis Regiões Político-Administrativa (RPAs). Geraldo também marcará presença nos eventos do Marco Zero, no Bairro do Recife, e nos polos infantis, onde costuma ir com os filhos.

Também na folia carnavalesca, o vice-governador Raul Henry (MDB), que na eleição deste ano disputará uma vaga de deputado federal, cumprirá agenda no estado. O emedebista, além da abertura oficial no Marco Zero, também acompanha neste sábado os desfiles do Galo da Madrugada e, à tarde, o do Bloco Ceroulas, em Olinda.

No domingo, Raul Henry irá a Pesqueira (Desfile dos Caiporas) e dos Papangus de Bezerros. Já na segunda-feira, o emedebista acompanha o Bloco da Girafa, em Vitória de Santo Antão, e o Arrastão do Carnaval em Goiana.