SUPERESPORTES

NORDESTãO » Clássicos na primeira fase

Publicação: 16/05/2018 09:00

A Copa do Nordeste de 2019 será diferente. Em reunião ontem, em um hotel em Boa Viagem, no Recife, os representantes dos clubes participaram do conselho arbitral que definiu pela mudança de regulamento da competição para a edição do próximo ano. Na verdade, ratificaram uma ideia que já havia sido lançada na reunião ocorrida em abril, em Salvador. Na primeira fase, os 16 times já definidos serão divididos em dois grupos de oito, com as equipes de uma chave enfrentando as da outra, com os quatro melhores colocados de cada avançado às quartas de final.

Além disso, nos estados com mais de um representante (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe e Pernambuco), cada time ficará em um grupo diferente, o que garantirá a realização dos clássicos na primeira fase. Vale destacar que Pernambuco é o único estado com três equipes, com o Náutico entrando como atual campeão estadual, o Salgueiro via seletiva (eliminou o Juazeirense-BA) e o Santa Cruz, pelo ranking. Dezesseis times vão disputar a taça CBF. O Sport, pelo segundo ano consecutivo, optou por abrir mão da competição. O Leão tinha vaga assegurada pelo ranking da CBF.

Premiação
Com relação à premiação, a Copa do Nordeste de 2019 terá um aumento total de 17,8% nas cotas, que passarão de R$ 22,4 milhões em 2018 para R$ 26,4 milhões, em valores líquidos (já descontados despesas com passagens e hospedagem). Como ocorreu este ano, essa premiação será repartida em quatro sub-grupos, com a separação dos valores seguindo o ranking nacional da CBF.