LOCAL

Diario urbano

Jailson da Paz
jailson.paz@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/04/2017 03:00

Facetas de um jogo

Bem mais do que jogo, o Baleia Azul é uma trama a ser esclarecida do ponto vista criminal e psicológico. Criminal pelas ameaças feitas por quem está no comando da trama, subjugando emocionalmente adolescentes e os levando à mutilação e, em extremos, ao suicídio. Esse ponto do nó talvez venha a ser o mais facilmente desatado, desmanchado. A trama psicológica carrega elementos de maior complexidade. Podemos entrar nele pela porta do isolamento a que garotos e garotas enveredam via senhas de celulares, computadores e o argumento de “respeite minha individualidade”. Logo, o meu universo virtual somente a mim interessa. Aqui, famílias pisam em corda bamba. Exige-se delas atenção aos gestos diários dos filhos, essencialmente aos comportamentos desenvolvidos a médio e a longo prazos. Neste mundo de pressão para sermos vencedores, bonitos, enfim heróis, pais se afastam dos filhos, geralmente para garantir o sustento, deixando-os vulneráveis a inimigos invisíveis. Mas a invisibilidade sempre emite sinais. Tanto no corpo quanto na alma de quem se aventura em rotas desconhecidas.

Caneta afiada
Quem usa desculpa de deixar o carro “por um minutinho” em lugar indevido perto de shoppings e escolas é bom repensar o costume. A CTTU, após denúncias, esquentou a caneta nos últimos dias. Na última terça-feira, foram 85 notificações no entorno dos shoppings Tacaruna e Plaza de uma escola da Boa Vista.

Baixa cobertura
A dificuldade em marcar mamografias são frequentemente relatadas à coluna, o que se traduz em pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia. A pesquisa indica que o SUS realizou no estado, em 2015, 147.877 exames. O número representa uma cobertura de apenas 31,8% da população indicada a fazer a mamografia.

Nem estou aí…
Para os cargos comissionados de Ipojuca, o pagamento antecipado ontem foi motivo de festa. O calendário previa o dia 27. Para a população, dor de cabeça. Moradores ouviram de comissionados de áreas essenciais, como educação e saúde, que não vão mais trabalhar, pois estão com dinheiro no bolso e fora do próximo governo.

… Problema à vista
Em suma, a nova gestão municipal de Ipojuca pode chegar ao poder, com posse prevista para 28 deste mês ou 1º de maio, com um balaio de pepinos. Da limpeza urbana ao atendimento em postos de saúde. É tal descontinuidade de serviços, que atinge os mais pobres.

Virá das alturas
Um detalhe foi acrescido à festa de inauguração da nova igreja de Jussaral, no Cabo. A imagem da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, chegará de helicóptero às 15h deste sábado. Será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que nasceu no lugar.

Trabalhos sociais
Estão à venda ingressos para a palestra do criador da Fundação Terra, padre Airton Freire. A palestra sobre a virtude da fortaleza, no teatro do Shopping RioMar, em 26 de abril, será a primeira de uma série que o sacerdote fará em diversas cidades. O arrecadado será para obras sociais da fundação, sediada em Arcoverde.

Herói sem ruas
Se medido pela quantidade de logradouros, o Recife é uma cidade que mais reconhece o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, do que o líder da Inconfidência Mineira, Tiradentes, a quem se dedica o feriado nacional desta sexta-feira. O Recife possui rua, praça e avenida com o nome do norte-americano, enquanto ao brasileiro apenas praça e travessa, no Bairro do Recife.