LOCAL

190 ANOS » FDR celebra aniversário

Publicação: 12/08/2017 03:00

A Faculdade de Direito do Recife (FDR) completou 190 anos de fundação na sexta-feira, comemorando um período de pluralidade. Em solenidade, alunos, professores e funcionários ressaltaram a importância de preservar a memória da faculdade e lutar por uma universidade cada vez mais justa. Inaugurada em 1827, a Faculdade de Direito do Recife foi a pioneira no curso de ciências jurídicas no Brasil. A primeira turma de bacharéis em ciências jurídicas se formou em 1832. Inicialmente funcionando no Mosteiro de São Bento, em Olinda, a faculdade já passou por diversos prédios, até que em 1889 mudou-se para a atual localização.

“A faculdade de direito é um símbolo da formação jurídica no Brasil. Ela contribuiu para a formação do Estado Brasileiro e para uma visão humanística da área jurídica. Hoje, a faculdade ao completar 190 anos e a UFPE 71 anos reafirmam o seu compromisso com a qualidade da formação dos nossos alunos, com a contribuição para a ética e a cidadania, para através do conhecimento termos uma sociedade mais justa”, destacou o reitor Anísio Brasileiro.

Para o diretor da FDR, Francisco Queiroz, a nova etapa do ensino em que a FDR está inserida, que conta com as cotas, torna cada vez mais a universidade um espaço democrático. “Isso garante a democratização do acesso às profissões”, afirmou. Também na sexta-feira, o governador do estado, Paulo Câmara, sancionou uma lei que instituiu piso salarial para os advogados. Os valores foram fixados a partir de R$ 2 mil.