LOCAL

Diario firma parceria com o Damas Jornal e colégio uniram-se para auxiliar na preparação dos feras do Enem e dos vestibulares, com conteúdo impresso e online do Movimento Educar

Publicação: 12/08/2017 03:00

Referência na cobertura do Enem e vestibulares, o Projeto Movimento Educar, do Diario de Pernambuco, vai publicar, até novembro, conteúdo jornalístico impresso e online visando auxiliar a preparação dos feras. Pela primeira vez, o Colégio Damas firmou parceria com o Diario. Toda a equipe pedagógica da unidade de ensino vai colaborar com assuntos relacionados ao exame nacional e às seleções das principais instituições de educação superior do estado.

A cobertura poderá ser acompanhada nas matérias especiais do Diario e no blog Movimento Educar. Neste segundo semestre, os feras poderão acompanhar a expectativa trazida pelos professores para cada área de conhecimento, receber orientações sobre a rotina de estudo e de como administrar melhor a maratona de provas. Ao fim de cada vestibular, os docentes corrigirão as provas com os gabaritos oficiais e os candidatos poderão acompanhar ao vivo através da página do Diario no Facebook.

A diretora geral do Colégio Damas, irmã Alcilene Fernandes, destaca a importância dessa cooperação. “O foco é que nossos alunos estejam sempre bem informados e atualizados. Essa é uma parceria relevante, dada a credibilidade do Diario, que existe há tantos anos e comunica com tamanha amplitude. A competência dos estudantes que vão estar junto conosco vai permitir que eles sejam estimulados, mostrando com segurança e qualidade da formação que recebem”, aponta.

Ao longo do ano, as turmas da terceira série do ensino médio do colégio recebem uma formação direcionada às seleções das principais universidades do país. Em todo o ano letivo são aplicados 15 simulados, além de aulões preparatórios de revisão e ensino integral uma vez na semana. Nas quartas e quintas acontece o Damas UP, com oficinas de disciplinas como matemática, redação, entre outras. É uma oportunidade para o estudante tirar dúvidas, revisar e resolver questões de livro específico do sistema de ensino adotado pelo Damas, um dos mais tradicionais colégios pernambucanos, fundado há 121 anos.

“Temos focado na formação dos professores de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, com vários encontros para fortalecer esses profissionais que estão lidando diretamente com os alunos. Dizemos sempre aos feras do Damas que ‘nós podemos muito mais do que imaginamos’, como nossa madre fundadora, Agathe Verhelle, dizia. Aqui eles contam com todo nosso apoio e incentivo”, afirma a diretora geral.

Para ajudar os jovens na escolha da carreira que pretendem seguir, no meio do semestre letivo acontece a jornada das profissões, que reúne profissionais de diversas áreas e estudantes que trocam informações sobre os cursos mais concorridos. Os pais também são convidados para reforçar o diálogo sobre o tema com os filhos.

Faltando três meses para as provas do Enem, o colégio se empenha para que o nervosismo e a ansiedade não atrapalhem o desempenho dos estudantes. “Estamos trabalhando para que nossos alunos tenham tranquilidade para enfrentar esse momento. Para que a formação que eles receberam não se perca na prova por causa do emocional. Os estudantes recebem assistência de uma psicóloga que está atenta a essas questões emocionais e pedagógicas”, explica irmã Alcilene.

Segundo a diretora pedagógica, irmã Marcela Sarmento, o objetivo é continuar com o mesmo empenho do começo do ano. “As aulas começaram no dia 2 de agosto e nos dias 5 e 6 os feras já passaram por simulados. O contato da coordenação é frequente e contamos com canais informativos.“Nossa fundadora disse: “o crescimento é fruto do esforço”. E o esforço será recompensado não só com notas, mas também com resultados para toda vida”, reforça a diretora pedagógica.