LOCAL

Evento destaca cultura ancestral em Jaboatão Projeto Aldeia Yapoatan terá apresentações de teatro, dança, música e artes visuais em 12 polos

Publicação: 13/09/2017 03:00

Yapoatan é uma palavra do origem indígena e significa árvore de tronco reto, muito usada em embarcações. Muita gente não sabe, mas esse foi o primeiro nome de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Na próxima sexta-feira até o dia 24, o município recebe a quarta edição do projeto Aldeia Yapoatan, uma ação do Sesc Piedade já considerada parte do calendário cultural da cidade. Estão previstas apresentações de teatro, dança, música e artes visuais em 12 polos. A temática tratada este ano é a ancestralidade. A abertura do evento acontece na Igreja de Santo Amaro, no centro de Jaboatão.

Uma espécie de aquecimento para o Yapoatan já começou desde o mês passado e é chamado Pré-Aldeia. Na programação de hoje, por exemplo, atores da Trupe Circuluz se apresentam, a partir das 11h, na Feira de Cavaleiro. Às 15h é a vez do grupo Loucos e Oprimidos da Maciel fazerem uma encenação no mesmo local. Ontem pela manhã, atores da Circuluz fizeram uma apresentação na estação de metrô de Cajueiro Seco. Abordaram temas como racismo, gravidez na adolescência e crise política. “Eles estão fazendo um protesto contra a corrupção para a gente entender melhor o que está acontecendo no Brasil”, opinou a usuária do metrô Giselma Lopes, 36, que parou para observar os atores em cena.

A expectativa é que cem mil pessoas participem das atividades. Além dos espetáculos, também são oferecidos cursos, oficinas, ações formativas, mesas de conversa, discussões e vivências. O TeatroSesc, por exemplo, contará com uma carreta-palco para descentralizar apresentações culturais de música, teatro e dança com foco no desenvolvimento artístico local.

Programação
Outros dois eventos de destaque são o Seminário de Políticas Públicas de Jaboatão, no próximo dia 21, e a Terreirada, no dia 23, no Terreiro Ilê Axé Xangô, em Cajueiro Seco. A ideia do projeto é ampliar o diálogo de artistas e da população em geral com o artesanato, a gastronomia, a moda, a cultura das manifestações de tradição popular e todas as linguagens artísticas. Mais informações sobre o projeto, como programação e inscrições nos eventos, podem ser obtidas no endereço eletrônico https://sescpe.org.br/hotsites/2017/aldeia-yapoatan/index.php.