LOCAL

Ganhando o mundo em alemão Programa da Rede Estadual de Ensino oferecerá intercâmbios à Alemanha a partir de 2018. Colômbia também entrou na lista de opções

Publicação: 30/11/2017 03:00

A Alemanha e a Colômbia serão os próximos destinos dos participantes do programa Ganhe o Mundo, que envia alunos da Rede Estadual de Ensino para intercâmbios no exterior. O país europeu será o primeiro de língua alemã incluído no projeto. Já a nação sul-americana completa a lista de países hispanófonos oferecidos, juntamente com Espanha, Chile e Argentina. Desde 2012, seis mil estudantes já viajaram.

As novidades foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara ontem, durante solenidade de lançamento da edição 2018 do programa. Com a inclusão de Alemanha e Colômbia, o projeto terá, no próximo ano, nove destinos parceiros e 1.090 vagas de intercâmbio divididas entre as modalidades tradicional, musical e esportiva.

Outra novidade será a ampliação das vagas com destino à Espanha (40 para a modalidade tradicional e 10 para a musical), fruto de uma parceria firmada com a companhia aérea Air Europa. “Os alunos vão aprender uma segunda língua e trazer para o nosso estado um conhecimento globalizado”, destacou o governador.

Cinco estudantes foram selecionados para a primeira turma com destino à Alemanha. Eles embarcarão em fevereiro de 2018 para Berlim. Os alunos, que estudam no Ginásio Pernambucano, participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. A Rede Estadual tem cinco escolas que ensinam a língua germânica através do Ganhe o Mundo, totalizando 100 estudantes beneficiados.

Tárcyla Arruda, 16 anos, é uma das jovens que passarão seis meses no país que responde pela quarta maior economia do mundo e é referência industrial e cultural global. Matriculada no 2º ano do Ensino Médio do Ginásio Pernambucano, unidade Cruz Cabugá, a aluna destacou sua expectativa. “Eu vou aprender uma língua que poucas pessoas no Brasil falam. Vou amadurecer mais, através do contato com várias pessoas, culturas diferentes, o que vai me ajudar muito”, disse. Ela embarcará à Alemanha no segundo semestre de 2018. O outro novo destino, a Colômbia, terá 25 vagas.

Os alunos participantes recebem seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família com todas as refeições, e bolsas mensais.

“Todos os anos trazemos novidades. Em 2015, foi o PGM Esportivo. Em 2016, foi o Musical. Em 2017, ampliamos o número de vagas e incluímos o Uruguai. Em 2018 vamos ampliar as oportunidades em todas as modalidades e introduzir a língua alemã”, frisou o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio.

“Programas educacionais como o Ganhe o Mundo devem ser valorizados por sua capacidade de criar pontes, de ligar pessoas e culturas. Eles propiciam aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, preparando-os para o futuro em um mundo globalizado”, ressaltou o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel.

Números

1.045 vagas serão oferecidas na modalidade tradicional do Ganhe o Mundo, divididas entre os seguintes países:
  • 450  Canadá
  • 100  Estados Unidos
  • 100  Nova Zelândia
  • 50  Austrália
  • 125  Argentina
  • 125  Chile
  • 65  Espanha
  • 25  Colômbia
  • 5  Alemanha
25 intercambistas viajarão na modalidade esportiva para o Canadá
20 embarcarão pela modalidade musical, sendo 10 para o Canadá e 10 para a Espanha