LOCAL

VIOLêNCIA » Sindicato aponta 3.797 assaltos a ônibus

Publicação: 03/01/2018 03:00

Levantamento divulgado pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco aponta que seis ônibus foram assaltados no primeiro dia do ano na Região Metropolitana do Recife. Entre os alvos da violência estiveram os veículos das linhas Totó/Jardim Planalto, Jardim Atlântico e Tancredo Neves/Circular. Durante todo o ano de 2017 foram registrados 3.797 assaltos, o que corresponde a quase o dobro das ocorrências notificadas em 2016.

Só no mês de dezembro, a entidade contabilizou 270 ocorrências, sendo 12 investidas no dia 31. A média diária foi de 10,4 assaltos por dia em 2017. No ano anterior foram registrados 1.916 assaltos, média de 5,2 por dia.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benílson Custódio, cita cinco pontos com grande incidência de assaltos: as avenidas Presidente Kennedy, Abdias de Carvalho, Sul e os bairros de Jardim Brasil e do Ibura. “Na maioria das vezes, os alvos são os passageiros. Quem pratica esses assaltos são menores de idade, geralmente envolvidos com tráfico e buscando dinheiro para alimentar o vício nas drogas”, disse Benilson.

Já os números referentes a assaltos a ônibus divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que de janeiro a novembro do ano passado foram registrados 1.327 crimes em Pernambuco. Desse total, 614 assaltos foram notificados no Recife, 660 nos outros municípios da Região Metropolitana e 53 no interior do estado. Os números referentes aos assaltos a coletivos do mês de dezembro só serão divulgados no próximo dia 15.