LOCAL

MEC vai construir duas escolas Mendonça Filho autorizou unidades em São José da Coroa Grande e em Barra de Guabiraba, que foram atingidas pelas enchentes em 2017

Publicação: 13/01/2018 03:00

Dois municípios que foram atingidos pelas enchentes no ano passado no estado serão beneficiados com a construção de duas escolas estaduais dentro do pacote de liberações do Ministério da Educação. O ministro Mendonça Filho anunciou na sexta-feira o investimento de R$ 2,6 milhões para erguer as duas unidades de ensino, sendo uma na cidade de Barra de Guabiraba e a outra em São José da Coroa Grande. Ambas substituirão escolas que tiveram suas estruturas condenadas e estavam localizadas em áreas de risco. As novas instituições de ensino terão seis salas de aula e capacidade para atender 360 alunos.

“Muitos municípios da região foram atingidos pelas chuvas fortes do ano passado e, naquela ocasião, se gerou um compromisso de que haveria uma ação de socorro a essas cidades”, ressaltou Mendonça Filho. “Ficamos com a responsabilidade de recuperar escolas e de reconstruir ou construir escolas que não tivessem mais condições de atender a população do ponto de vista educacional”, completou o ministro.

Em Barra de Guabiraba, outras oito escolas municipais que foram atingidas pelas enchentes serão reformadas. As obras estão em fase de licitação, mas o valor estimado para execução é de aproximadamente R$ 967 mil. Todos os recursos serão repassados via Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação. “Estamos tirando do papel o nosso compromisso de ajudar na recuperação das escolas e construção de novas unidades educacionais. Em alguns meses, a comunidade vai ser contemplada com uma escola que vai atender as crianças de Barra de Guabiraba”, afirmou Mendonça Filho.