LOCAL

NORONHA » Surfista mordido por tubarão

Publicação: 13/01/2018 03:00

O turista baiano Ricardo Ferrari Bulhões, de 20 anos, sofreu um incidente com um tubarão na ilha de Fernando de Noronha, no fim da tarde de ontem, enquanto surfava na Praia da Conceição. O jovem caiu da prancha e foi mordido no antebraço por um peixe de aproximadamente dois metros de comprimento. Ele foi atendido no Hospital São Lucas, levou 15 pontos, tomou antibiótico e poucas horas depois recebeu alta médica. Ricardo, que está na ilha acompanhado do pai, ficará em Noronha até segunda-feira.

De acordo com o engenheiro de pesca e pesquisador de tubarão Léo Veras, não houve um ataque. “O rapaz caiu em cima do animal. O tubarão prendeu o braço e cuspiu. O ferimento é leve e não houve perda muscular”, disse o pesquisador ao blog Viver Noronha. Ainda não se sabe qual espécie mordeu o jovem, mas pode ter sido um tubarão tigre, limão ou de recifes. Nesta época do ano, Noronha está em período do swell, quando é maior a velocidade com que a onda viaja em direção à costa.

“Eu estava surfando, caí e senti um puxão. Não doeu, foi mais uma pressão. Estou feliz, tenho história pra contar e ganhei uma tatuagem natural”, brincou Ricardo Ferrari após receber atendimento médico. Em nota, a assessoria de comunicação da ilha informou que os cortes no antebraço esquerdo foram superficiais.

“O paciente encontra-se em estado geral bom, segundo a médica cirurgiã da unidade. Durante o atendimento, Leo Veras esteve presente para acompanhamento do caso assim como membros do corpo de bombeiros, em resposta ao Comitê de Incidentes com Animal Marinho do Estado”, disse a nota. Em Pernambuco, desde 1992, foram registradas 63 vítimas de incidentes com tubarão, incluindo três em Noronha.