SUSTENTABILIDADE » ONU e cooperativas discutem futuro

Publicação: 14/03/2018 03:00

Pernambuco é um dos estados cotados para receber um encontro nacional promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que discutirá o cooperativismo no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A reunião está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, no Brasil, a pedido de representantes americanos do programa que estiveram no país recentemente. Ontem, enviados da Organização das Nações Unidas estiveram no Recife, ministrando palestra na Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB/PE).

Para uma plateia de integrantes de cooperativas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, eles falaram das ações voltadas ao cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - 17 metas estabelecidas em 2015 para salvaguardar o planeta. E ressaltaram a possibilidade de haver um evento na região.

“Recebemos uma missão do departamento de Nova York para explorar a ideia de ter um grande evento no Brasil e eu, particularmente, encorajei para que fosse no Nordeste, pois é uma região de desenvolvimento humano mais baixo e onde há uma vontade grande do sistema de cooperativismo de se estruturar melhor”, afirmou o assessor sênior do Pnud no Brasil Haroldo Machado Filho.

Durante o encontro, foi apresentado um caso de sucesso de alinhamento das cooperativas aos objetivos, no Oeste do Paraná, no Sul do Brasil. A ideia é realizar também em Pernambuco capacitações que possam fortalecer parceria e estabelecer um diálogo no sentido de cumprimento conjunto das metas.