VIVER

Telinha

Publicação: 13/09/2017 03:00

Curta para fazer maratona na TV

Filmes em curta-metragem costumam topar com espaço reduzido no circuito do cinema brasileiro - sobretudo entre as salas de complexos em centros comerciais. A projeção tem se limitado à programação de festivais, mostras e eventos pontuais realizados de forma independente por cineclubes ou entidades empenhadas na valorização da produção audiovisual. A TV aberta endossa a exclusão e mantém o conteúdo restrito a emissoras com audiência pífia diante de números obtidos por gigantes como Globo e Record. A alternativa à invisibilidade generalizada encontra guarida na grade da TV por assinatura: canais como Curta!, Arte 1 e Canal Brasil exibem obras com duração mínima e tornam os produtos acessíveis ao público.

A tentativa de ampliar o olhar e estimular a produção levou o Canal Brasil a instituir o Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas, cuja 12ª edição ocorre hoje e amanhã, a partir das 22h. Doze filmes serão exibidos, sob apresentação de Simone Zuccolotto, e disputarão a preferência do público, apto a votar através no site canalbrasil.com.br. A programação inclui filmes premiados em festivais, ficcionais e documentários, sobre temas sociais contemporâneos, como estrutura familiar, respeito à velhice e direito LGBTT, ou episódios históricos e políticos.

A abertura será com Rosinha, de Gui Campos, premiado no Festival de Gramado de 2016. O documentário retrata a relação entre a protagonista, idosa em cadeira de rodas, e dois homens: o companheiro com quem divide a vida e um amigo, íntimo da família. O curta explora a quebra de paradigmas ao retratar nuances do convívio entre os três. A noite inclui: A gis, Som guia, Praça de guerra, Eclipse solar e Retalho. Exibidos em sequência, os filmes consomem menos de duas horas - tempo necessário para experimentar a diversidade do cinema nativo. (Tiago Barbosa)

“A arte nos propicia experimentar realidade que não a nossa. Ganhamos como ser humano”
Gui Campos, em entrevista ao Correio Braziliense

Ivete
Cantora grávida de gêmeos

A suspeita dos fãs se confirmou: Ivete Sangalo está grávida novamente. E de gêmeos. A cantora e apresentadora do The voice Brasil anunciou a gestação de seis semanas em postagem no Instagram. “Não sei por que essa calça não fecha”, brincou a artista. “A todos que torcem por essa ‘cantorinha’, o meu doce beijo de amor e alegria”. Em entrevista sobre o reality musical da Globo, ela justificou o momento do anúncio. “Tudo a seu tempo”, disse. “A gente já sabia”, brincou Lulu Santos, músico e colega.

José Trajano está na TVT
Jornalista esportivo e ex-ESPN Brasil, ele apresentará programa na TVT, emissora de sindicatos paulistas. O Papo com Zé Trajano será disponibilizado na íntegra também na internet.

RIVERDALE
Exibição simultâneano Brasil

A série Riverdale será exibida de forma simultânea nos EUA e no Brasil. O anúncio foi feito pela Warner Channel. A segunda temporada da série tem 22 episódios e estreia em 11 de outubro.