VIVER

Primavera das letras Lançamentos, palestras e debates marcam a programação da 3ª edição da Fenelivro, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco

Publicação: 14/09/2017 03:00

Memória e história conduzem o tema central da 3ª Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que será realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Nesta edição, o evento terá espaço dedicado à Revolução de 1817 e traz na programação - divulgada ontem - debates sobre a ditadura no Brasil e preservação histórica na literatura.

O caráter memorialista também é reforçado na escolha de um dos homenageados da feira, o escritor e dramaturgo Hermilo Borba Filho, lembrado postumamente pelo centenário, completado em 2017. Outro autor celebrado é José Luiz Passos, que na abertura da feira lançará seu mais novo livro, Antologia fantástica da república brasileira. Na ocasião, o autor participa de debate sobre pesquisa histórica e literatura, com mediação do editor Schneider Carpegiani e do historiador George Cabral. Já agraciado com o prêmio Portugal Telecom por O sonâmbulo amador (2012), Passos é atualmente finalista no Prêmio Oceanos e no Prêmio São Paulo de Literatura, em ambos concorrendo com o romance O marechal de costas (Alfaguara, 164 páginas, R$ 44,90).

Como em anos anteriores, a Fenelivro terá programação com atividades práticas. São duas oficinas: Criação literária, ministrada por Raimundo Carrero nos dias 20, 21 e 22, e Literatura e imaginação, comandada pelo português Gonçalo M. Tavares no dia 24. Na mesma data, o escritor Severino Rodrigues oferece minicurso sobre escrita para jovens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail oficinafenelivro@gmail.com.

Entre os convidados estão vários escritores locais, como Xico Sá, Bernardo Brayner, Nivaldo Tenório, Sidney Rocha e Ronaldo Correia de Brito. Regina Echeverria, Ricardo Lísias, Tico Santa Cruz e Maria Valéria Rezende são outros dos nomes que marcarão presença.

Quem gosta de garimpar livros e produtos relacionados terá à disposição mais de 50 estandes, incluindo 22 editoras, distribuídos em um espaço de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A entrada é gratuita.

Autógrafos
A autora best-seller de romances juvenis Paula Pimenta lançará hoje Minha vida fora de série: 4ª temporada (Gutemberg, 392 páginas, R$ 39,80). A escritora participa de sessão de autógrafos e bate-papo sobre o livro, continuação da série iniciada em 2011. O lançamento será às 18h, na Livraria Cultura do RioMar (Avenida República do Líbano, 251, Pina). A entrada é gratuita

Destaques

Dia 20
19h – Performance poética e musical com Tico Santa Cruz

Dia 21
19h – Lançamento do livro A pátria em sandálias da humildade, de Xico Sá

Dia 22
16h – Debate sobre o desafio de escrever biografias no Brasil, com Renata Echeverria

Dia 23
16h – Panorama atual da literatura do Brasil, com o poeta e jornalista Claufe Rodrigues

Dia 24
15h – Debate sobre o livro O massacre da Granja São Bento, do jornalista Luiz Felipe Campos