VIVER

TEATRO » Desfile de estereótipos no palco

Publicação: 07/12/2017 09:00

Histórias em torno do universo masculino que passeiam entre o humor e o drama são contadas na peça Tudo sobre os homens, encenada pelos atores Flávio Faustinoni (que assina a direção da obra), Denis Victorazo e Juan Alba. O roteiro do espetáculo aborda temas como separação, amizade, relação entre pai e filhos, um triângulo amoroso e até mesmo as dificuldades de um dono de boate de striptease masculino em encontrar bons profissionais.

A montagem, que é realizada desde 2014 e já passou por oito cidades brasileiras, será apresentada nos dias de hoje a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do RioMar (Avenida República do Líbano, 251, Pina). As entradas custam R$ 60, à venda na bilheteria e no Ingresso Rápido.

Tudo sobre os homens é uma adaptação da obra do escritor croata Miro Gavran, que elaborou o texto em 2006. Na Croácia, a peça já completou 300 apresentações e ganhou uma trilogia que inclui Tudo sobre mulheres - já encenada no Rio de Janeiro - e Tudo sobre casais. “O que me chamou a atenção neste texto croata é que ele não fica tanto na parte política, preferindo retratar o universo masculino com cinco histórias bem contemporâneas”, diz Faustinoni.

A cada história encenada no palco (que não são em formato de esquetes, mas intercaladas), os atores interpretam diferentes personagens. “A plateia compra a ideia, pois são histórias muito sensíveis e que possuem uma curvatura muito interessante por ir do drama à comédia o tempo inteiro”, diz o diretor. Faustinoni ressalta que a peça é destinada ao público em geral: “O nome em si é uma brincadeira. A peça tem um ponto de vista masculino, mas serve para todos os gêneros por brincar com estereótipos sem se aprofundar neles. É como se fosse uma crítica a esses estereótipos”. (Emannuel Bento)