VIVER

ACERVO » Manuscritos de García Márquez de graça na web

Publicação: 03/01/2018 03:00

A Universidade do Texas colocou na internet cerca de 27.500 documentos com arquivos do escritor colombiano Gabriel García Márquez, incluindo manuscritos, cadernos, cartas e fotos, que a partir de agora estarão disponíveis para o público. O centro de documentação literária da Universidade do Texas, Harry Ransom Center, adquiriu por US$ 2,2 milhões o fundo de arquivos em novembro de 2014, poucos meses após o falecimento do vencedor do prêmio Nobel na Cidade do México em 17 de abril daquele ano.

Um buscador em espanhol e inglês, disponível no site www.hrc.utexas.edu, permite ter acesso de forma gratuita ao fundo e navegar por esses arquivos, cerca da metade dos que a universidade possui e muitos dos quais são inéditos. Os documentos incluem os manuscritos de dez dos livros do autor, assim como um texto de 32 páginas destinado ao segundo volume de suas memórias, que nunca foi publicado.

“Minha mãe, meu irmão e eu sempre quisemos que os arquivos do meu pai pudessem alcançar o público mais amplo possível”, disse Rodrigo García, filho de Gabo. “Em mais de meio século, esses documentos revelam a energia e disciplina de García Márquez, e dão um olhar íntimo de sua obra, família, amigos e da política”, explicou Julianne Ballou, responsável pelo projeto. (AFP)