VIVER

João Alberto "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.", Cícero

Colaboração: Diogo carvalho (interino)
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 03/01/2018 09:00

Uma grande perda para nosso estado

Pernambuco político, empresarial e social começa o ano bem menor, com o falecimento, ontem, de Armando Monteiro Filho. Uma figura especial, que tive o privilégio de ter como amigo. Honrou todos os cargos públicos que ocupou e sempre esteve presente nos nossos principais eventos. Recentemente, estive com ele na entrega do título de Professor Emérito a Carlos Moraes, na UFPE. Um detalhe que ele sempre me lembrava: foi um excelente jogador de futebol no Sport e só não se transferiu para o São Paulo porque seu pai não deixou, obrigando-o a priorizar a Faculdade de Engenharia. Muitas das melhores estradas do estado foram construídas quando ele foi secretário de Viação do governo Agamenon Magalhães. Era, também, um gentleman, na melhor acepção do termo.

Número 18
Karla e Álvaro Dantas retornam da Europa e começam a organizar os detalhes do seu casamento, dia 18, na Arcádia do Paço Alfândega. Exatamente no dia em que iniciaram o relacionamento que já tem 18 anos.

Baile Municipal
Estão sendo finalizados os detalhes do Baile Municipal, no Classic Hall, dia 3 de fevereiro. Entre as participações já confirmadas, Silvério Pessoa e Patusco, Nena Queiroga e J. Michiles. A renda é revertida para instituições filantrópicas. Falta definir se teremos ou não desfile de fantasias, que já não desperta mais o interesse do público.

Recorde
Guido Stutz e Marcelo Rocha comemoram: na noite do réveillon, o Sheraton Reserva do Paiva tinha 792 hóspedes, um recorde na história daquele cinco estrelas.

Falta
No dia 31, era totalmente impossível conseguir um tender no Recife. Amiga da coluna esteve em seis supermercados da cidade, sem conseguir encontrar o produto.

Sem saudade
O deputado e pastor evangélico Ronaldo Nogueira deixou o Ministério do Trabalho sem deixar um mínimo de saudade. Pelo contrário: o mundo inteiro, através da ONU, criticou portaria que editou para dificultar a repressão ao trabalho escravo, que felizmente foi revogada.

As mais tocadas
Pesquisa da Crowley Broadcast Analysis do Brasil mostra que Acordando o prédio, de Luan Santana, foi a música mais tocada nas emissoras de rádio do Brasil no ano passado. Das 30 mais executadas, 28 são do gênero sertanejo. De outros ritmos, apenas, o forró Ar condicionado no 15, de Wesley Safadão, em nono lugar, e o reggaeton Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, em 23º lugar.

Fechadas
Quem deixou para apostar na Mega-Sena da virada no domingo 31, teve problemas: quase todas as lotéricas estavam fechadas.

Estreia
O espetáculo Quando se calam os anjos, da Companhia de Dança de Curitiba, abre a programação da Caixa Cultural, de amanhã a sábado.

Turismo
Jericoacoara, no Ceará, que tem voos direto do Recife, terminou 2017 contabilizando mais de 600 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros.

Superexposição
A dupla sertaneja Simone e Simaria esteve em todas no final de ano da Globo: no Festeja Brasil, no especial de Roberto Carlos e no Show da Virada.

Diocese
Dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, será o primeiro bispo da diocese de Cruz das Almas, a 140 quilômetros de Salvador. Criada pelo papa Francisco, reúne 10 municípios do recôncavo baiano, com 12 paróquias e 19 padres. A posse será no dia 28.

Elas
O fotógrafo Bob Wolfenson, que é primo do cirurgião plástico Moisés Wolfenson, lançou seu sétimo livro, que tem como título seu nome. Famoso por fotos para a Playboy, traz na obra 58 imagens de mulheres, como Sônia Braga, Luiza Brunet, Malu Mader, Gisele Bündchen, Anitta, Rita Lee, entre outras.

Novidade
A primeira Festa no Céu, que Maria do Céu promove dia 12, no Clube Português, promete ser uma das sensações da temporada pré-carnavalesca do Recife. Coloca no palco dois arrasa-quarteirões: Pabllo Vittar e Valesca Popozuda. E mais a banda recifense A Favorita.

No PSB
Repercutiu muito bem dentro do PSB a filiação do ex-ministro Aldo Rebelo, que deixou o PCdoB. Ele era muito amigo de Miguel Arraes e Eduardo Campos.

Cinema
O filme Polícia Federal - A lei é para todos teve 1,5 milhão de espectadores. O diretor Marcelo Antunez já pensa na continuação, com foco no episódio da JBS.

Liderança
A Estapar, com unidades no Recife, é a maior operadora de estacionamentos no país, com mil operações e o faturamento anual de R$ 1,45 bilhão. Pertence ao BTG Pontual.

Livro novo
Poucos escritores no mundo têm esta produção: José Sarney conclui seu 120º livro, a ser lançado logo depois do carnaval. Tem o título provisório de Galope à Beira-Mar, nome de um dos ritmos dos cantadores do Nordeste.

Revelações
Conhecido por não ter papas na língua, Ricardo Saud, ex-executivo da JBS, que está preso em Brasília, anunciou que vai escrever um livro. Nitroglicerina pura...

Saudade
Os presos da Lava-Jato em Curitiba lamentam a saída de Marcelo Odebrecht. Ele costumava dividir com os colegas de prisão os pratos deliciosos que recebia da esposa Isabela. E preparava pizzas para todos, com ingredientes de primeira.

Movimento

Silvinha e Eduardo Wanderley participaram do réveillon do Serrambi Resort.

Novo número da revista da Fecomércio destaca os 75 anos da instituição em Pernambuco.

A primeira unidade da sorveteria paulista Bacio di Latte inaugura em abril no Shopping Recife.

A exemplo do que acontece em Pernambuco, o Diário Oficial da União deixa de ter versão impressa. Agora só online.

Os deputados Marinaldo Rosendo e João Fernando Coutinho devem continuar no PSB.

O Museu da Cidade do Recife mostra a exposição Corpografia, com imagens de estudantes de fotografia da UFPE.

O Morro do Alemão, no Rio, tem mais de sete mil pontos comerciais, todos irregulares, que vão ter que se formalizar.

Muito justa a homenagem que a Faculdade Maurício de Nassau prestou a Capiba, dando o nome do grande compositor pernambucano ao auditório do seu campus.

Os apresentadores Celso Portiolli, Eliana e Fábio Porchat foram os recordistas em aparição em comerciais de TV no ano passado.

O presidente Marcos Batista começa a organizar a programação dos 40 anos do Porto de Suape.

Ariadne Quintella assina a crônica Tempo de esperança, na coletânea Somos + 20.

Aniversariantes
Adriana Cavalcante, Alice Diniz Loureiro, Diogo Monteiro, Ivanildo Sampaio, João Barbosa, João Batista do Nascimento, José Augusto Pontual, Marc Dowel Bezerra de Melo, Maria Eduarda Antunes, Marilia Lucinda Siqueira da Costa, Sérgio Guedes e Thereza Machado Guimarães.