VIVER

TELINHA » Quatro dias para entrar no bloco das maratonas

Publicação: 10/02/2018 03:00

A expressão maratonas de séries tem se tornado cada vez mais popular - sobretudo pela consolidação de serviços sob demanda, como Netflix e Amazon, e por aplicativos disponíveis dos próprios canais. Para quem é avesso ao carnaval, a folia é propícia para colocar em dia o seriado preferido ou conhecer outro. Você lembra qual foi a primeira série que maratonou? A Netflix divulgou pesquisa com as dez “primeiras maratonas” das produções do catálogo. Segundo o levantamento, os brasileiros preferem séries que provocam emoções.

No Brasil, o drama médico Grey’s anatomy, sucesso incontestável da produtora e criadora Shonda Rhimes (Scandal), está no topo da lista. Exibido às quartas-feiras, na Sony, o programa atualmente está no 14ª ano, longevidade incomum diante de um público que clama por novidades e rejeita narrativas cansadas. Ainda assim, a trama desperta a atenção por fidelizar os telespectadores após anos no ar. Com exceção da atual, todas as temporadas estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Na sequência, o seriado The walking dead fisga os assinantes brasileiros. Narcos aparece em terceiro lugar na lista de primeiras séries “maratonadas” no país. O seriado, com produção executiva de José Padilha, acompanhou o narcotráfico colombiano nos três primeiros anos. Os dois primeiros retratam a trajetória de Pablo Escobar (Wagner Moura) como líder do cartel de Medellín, da ascensão à queda. No terceiro, o foco foi o cartel de Cali. A quarta temporada está confirmada e deve abordar o tráfico no México.

Também sobre o universo das drogas, Breaking bad está no quarto lugar como série mais maratonada pela primeira vez. Exibida entre 2008 e 2013 pela AMC, a produção completou dez anos em janeiro. As cinco temporadas estão disponíveis na Netflix. A produção conta a história de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química que envereda pelo mundo do tráfico e tem como aliado Jesse Pinkman (Aaron Paul).

Ainda na lista, Stranger things, Prison break, Vikings, Orange is the new Black, The vampire diaries e 13 reasons why aparecem no top 10. A Netflix entende como maratona a capacidade de o assinante terminar uma temporada de uma série no intervalo inferior ou igual a sete dias. Ainda segundo o serviço de streaming, 90% dos assinantes conseguiram a façanha em pelo menos 12 meses de assinatura.

Grey’s Anatomy
Pesquisa da Netflix constatou: o drama médico é a principal isca para os assinantes do serviço iniciarem maratonas. Levantamento também atestou o pendor nacional para as obras marcadas pela emotividade

HBO
Trama com viés progressista e sobrenatural

Here and now é a estreia do mês da HBO. Criada por Allan Ball (True blood, Beleza americana), vencedor do Oscar e Emmy, a produção estreia neste domingo, às 23h. Estrelada por Tim Robbins e Holly Hunter, a série acompanha uma família progressista, formada pelo casal Greg e Audrey e os quatro filhos, sendo três adotados na Libéria, Vietnã e Colômbia. O único biológico começa a apresentar dons sobrenaturais. Robbins será Greg, o pai da família e professor de filosofia. Já Hunter viverá Audrey, que sofre com ansiedade e dilemas do cotidiano. Ainda no elenco, Jerrika Hinton, Daniel Zovatto, Raymond Lee. A estreia será simutânea com os Estados Unidos.

Programação
Warner bota o bloco na telinha

A Warner aposta nas principais séries cômicas e de ação do canal de TV por assinatura para fisgar o público que foge do carnaval. O especial Bloco das maratonas ocupará a grade ao longo de quatro dias de festa. Neste sábado, a partir das 16h50 (horário do Recife), será a vez de Two and a half men, com episódios estrelados por Charlie Sheen - e não por Ashton Kutcher, que estrelou a fase derradeira da produção. Neste domingo, às 15h30, será a vez da 11ª temporada de The Big Bang theory. Nesta segunda, a partir das 15h40, de Young Sheldon, spin-off de TBBT que acompanha o personagem Sheldon Cooper (Iain Armitage) durante a infância. A produção é estrelada por Iain Armitage. O programa estreou em setembro do ano passado. Na terça-feira, a partir das 12h20, é a vez de Máquina mortífera.

Fox Premium
Homeland estreia a sétima fase

Estrelada por Claire Danes, a sétima temporada de Homeland – já premiada no Emmy e Globo de Ouro - estreia neste sábado, à meia-noite, no canal Fox Premium. Nesta segunda-feira, o capítulo estará disponível no Fox App, no qual também estão as seis temporadas completas liberadas somente para assinantes. A retomada começa a partir dos acontecimentos da sexta temporada, que terminou com uma tentativa fracassada de assassinato da presidente dos Estados Unidos, Keane, enfrentada por Elizabeth Marvel. Criada por Alex Gansa e Howard Gordon, a produção é uma adaptação da série israelense Prisioners of war, de Gideon Raff. No elenco, Mandy Patinkin, Elizabeth Marvel, Linus Roache, Maury Sterling, Jake Weber e Morgan Spector. A oitava temporada está confirmada.