VIVER

BARRETO JúNIOR » Quarta da Dança até novembro

Emília Prado
Especial para o Diario

Publicação: 16/05/2018 09:00

O palco do Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, será contemplado com dez espetáculos de dança de grupos pernambucanos independentes. O projeto Quartas da Dança é uma realização da Prefeitura do Recife, que abriu inscrições para os artistas em março deste ano e em abril divulgou os escolhidos. A apresentação de estreia será esta noite, com o Grupo InterCruzados.

Seguindo em temporada nos dias 23 e 30 de maio, o InterCruzados apresenta pela primeira vez a versão completa do espetáculo Tudo em um corpo por liberdade. Formado em 2013 na UFPE, o coletivo é composto por cinco dançarinos, dos quais dois estarão se apresentando esta noite.

A construção do número se desenvolveu a partir do poema Navio Negreiro, de Castro Alves, e explora as dificuldades de um corpo na luta por vida e liberdade e suas implicações até hoje. “Do gênero de dança contemporânea, a coreografia recebe influências de elementos afro e afrobrasileiros, como o maracatu, o afoxé e o coco”, explica Lin Caitano, figurinista e coreógrafo do espetáculo, que trabalha com a poética e o empoderamento negro.

Custando R$ 20 e R$ 10, 90% da arrecadação das bilheterias será destinada aos artistas, apenas 10% ajudarão a custear a ocupação do teatro. Para Lin, é uma ação de grande ajuda que beneficia os dançarinos e a cidade. “É uma oportunidade de visibilidade para os grupos de Recife, além de ajudar na manutenção de espaços culturais importantes, como o Teatro Barreto Júnior”, declara.

De frevo à dança flamenca, diversos ritmos e culturas ganharão espaço no projeto, que viabiliza apresentações de outros nove grupos até novembro deste ano.

Programação

Tudo em um corpo por liberdade, InterCruzados.
Quando: 16, 23 e 30 de maio

Pernambuco Falando para o Mundo, Projeto Dança Pulsante.
Quando: 6 e 13 de junho

Compassos, Essências Flamenca
Quando: 4, 11, 18 e 22 de julho

Frevariando, Cia de Frevo do Recife
Quando: 1, 8 e 15 de agosto

Índios do Brasil, Companhia Artística Jovens Encenam (AJÊ)
Quando: 22 e 29 de agosto

Falso Brilhante, Outros Ares
Quando: 5, 12, 19 e 26 de setembro

Destremelar, Destremelar
Quando: 3 e 10 de outubro

Magna, Cia Mestiça de Cris Galdino
Quando: 17 de outubro

Se tu Soubesses, Dança Ferreiras
Quando: 24 e 31 de outubro

Duvido, Sopro de Zéfiro e Ária Social
Quando: 7 e 14 de novembro