Admite-se

Ajuda para ampliar os horizontes

Publicação: 21/08/2016 03:00

Maria José fez curso técnico para realizar um sonho (João Velozo/Esp. DP - 21/06/16)
Maria José fez curso técnico para realizar um sonho
A administradora Maria José Vicente, 33, também apostou em um curso técnico. Foi para realizar um sonho: trabalhar na área estética. Ela é pós-graduada em administração e logística, mas fez esses cursos mais como uma condição para seu sustento. Em 2013, abriu um salão de beleza, o Marie & Marie, mas seu trabalho era focado na parte administrativa. Um ano depois, ela fez cursos profissionalizantes de cabeleireiro e design de sobrancelhas. Mesmo assim, achou que seus conhecimentos ainda poderiam crescer.

Atualmente, ela opera em seu salão tanto na parte administrativa quanto na realização de alguns procedimentos estéticos. Para se destacar entre a concorrência, ela está fazendo um curso técnico em estética no Senac e conta que a experiência está sendo ótima. “Posso vivenciar a prática da minha área.”

Além disso, Maria José está fazendo pós-graduação em biomedicina. Ela fez essas escolhas profissionais para ficar cada vez mais capacitada e oferecer serviços diferenciados aos seus clientes. Os biomédicos, por exemplo, podem trabalhar com alguns equipamentos e realizar procedimentos de beleza que os esteticistas não podem. Como a maioria dos salões só conta com estéticos, ela resolveu ter os dois para se destacar.

Porém, de acordo com Djaíra Leitão, diretora de desenvolvimento educacional do Senac-PE, a atitude de Maria José não é tão comum em nosso país. “Ainda é preciso trabalhar a mentalidade do brasileiro no sentido de que é preciso se qualificar, principalmente nesse momento de crise”, diz.

Além de ser uma forma de capacitação, os cursos técnicos são desenvolvidos a partir de um modelo pedagógico que vai além do domínio técnico-científico da área. O desenvolvimento da competência, visão crítica, atitude empreendedora, colaborativa e sustentável fazem parte da formação, segundo Djaíra. Em relação ao futuro, os cursos técnicos que tendem a ser mais procurados são os de enfermagem, informática, segurança do trabalho e meio ambiente. “São consideradas as profissões do futuro.”