DECORAÇÂO

Uma repaginada e tudo fica como novo Alternativa pode mudar ambientes com praticidade e economia, sem os transtornos de uma obra

Gabriela Bento
Especial para o diario
gabriela.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 07/10/2017 03:00

Repaginar a casa quando se está com o orçamento mais apertado ou quando se tem várias outras obrigações que demandam altos gastos não costuma ser fácil. Mas, para aqueles que gostam de praticidade, há uma opção democrática, versátil, econômica e moderna: os papéis de parede oferecem cada vez mais opções de estampas, texturas e cores, além de dispensarem todos aqueles transtornos de uma obra. A aplicação feita por um profissional pode durar cerca de 30 minutos, sem deixar muita sujeira, e alguns materiais chegam a durar até 10 anos, como o vinílico. E não são só os quartos que podem ganhar esse tipo de acabamento, é possível colocá-los em todos os lugares da casa, inclusive no teto.

O gerente de loja Rafael Lira queria mudar um pouco o ambiente do seu apartamento e recorreu ao acabamento. “Queria uma parede com destaque na minha sala. Pintar e fazer textura iria sair mais caro. Procurei um papel de parede bonito e ainda o encontrei na promoção”, explica. Além da alternativa ter saído mais em conta, Rafael resolveu tudo rápido e se surpreendeu com o resultado. “Contratei um profissional e ele resolveu tudo em 30 minutos, não sujou nada e ficou incrível”, complementa.

O proprietário e administrador da a3design Marcelo Souza, empresa especializada em papéis e revestimentos de parede, explica que existem muitas opções para quem pretende atualizar o seu lar. “São mais de 30 mil estilos. Trabalhamos com papéis vinílicos, minerais, com texturas naturais, revestimento e têxteis”, esclarece. De acordo com a empresária e designer de interiores Nethe Lima, para cada caso há um tipo de material indicado. “Os papéis de parede vinílicos são excelentes para ambientes úmidos como lavabos e copa. Os têxteis trazem muito aconchego para os quartos. As telas com texturas rochosas podem revestir áreas externas pois são resistentes a sol e chuva e têm aparência de mármore. Já os orgânicos, feitos a partir de folhas naturais, trituradas e tratadas, são ideais para revestir superfícies e têm cheiro de natureza”, conclui.

O estudante de psicologia Rodrigo Nery investiu no material pela praticidade e eficiência. “Quando eu fui me mudar para o apartamento novo, precisava pintar uma parede da sala, mas só tinha dois dias para resolver tudo e ainda queria inovar. Pesquisei soluções na internet e acabei colocando também no meu quarto e no da minha mãe”.

Uma vantagem para quem opta esse tipo de acabamento é a possibilidade de mudar. Se enjoar, é só trocar. “Agora temos colas específicas para a aplicação dos papéis. Elas não ofendem e são fáceis de sair, não danificam a parede, nem o papel que, dependendo do material, pode ser aplicado novamente em outros locais”, garante o empresário Marcelo Souza.

Para o arquiteto Diogo Viana, os que estão em alta são os papéis de parede que imitam elementos já existentes. “Nos meus últimos projetos, utilizei papéis que remetem a tijolos, pedras e elementos naturais”, explica. Segundo o arquiteto, é possível recorrer ao acabamento em vários ambientes da casa.

Na natureza
Papéis com estampas que remetem a madeira, tijolos e pedras estão em alta

Decalque como o protagonista

Mais uma alternativa para transformar a casa com um orçamento mais curto é o adesivo de parede. Fácil de ser encontrado, esse material, além de ser ainda mais barato, é prático e mais simples de aplicar do que o papel de parede. É comum colocá-los em salas, banheiros, quartos e outros ambientes da casa sem demandar a contratação de um profissional para aplicação.  

Apesar de surgir muitas vezes como coadjuvante, o decalque pode ser o protagonista: é possível compor paredes com adesivos. Desenhos florais e de animais e formas geométricas são sempre bem-vindos. O decalque também pode auxiliar na missão de restaurar uma mobília, já que pode ser aplicado em móveis.

Serviço

a3design
Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 1576, Boa Viagem
Contato: (81) 3325-2678

Diogo Viana Arquitetos
Endereço: Edifício Califórnia,
Avenida Boa Viagem, 2º Jardim
Contato: (81) 3325-3253