DECORAÇÂO

Ano novo, casa renovada Pequenas mudanças na casa podem fazer grande diferença na decoração

Gabriela Bento
Especial para o Diario
gabriela.bento@diariodepenambuco.com.br

Publicação: 13/01/2018 03:00

Devido à violência e à vontade de resgatar antigos costumes, muitas famílias têm passado cada vez mais tempo em casa. O lado positivo é que você aproveita ainda mais o seu lar, mas pode chegar um momento em que a decoração comece a enjoar ou não fazer mais tanto sentido. Para voltar a admirar e curtir a sua morada, mudanças, embora pequenas, são muito bem-vindas. Mudar a cor de uma parede ou móvel, colocar um papel de parede ou um tapete novo são alternativas simples, baratas e acessíveis. Reciclar também pode garantir uma cara nova para a casa: revestir um sofá, repaginar uma poltrona ou fazer um trabalho de pátina em uma mesa de canto pode lhe render uma decoração diferente e sustentável. Tente reaproveitar!

O ator Winy Mattos sempre recorreu a sua criatividade para deixar a casa mais acolhedora e divertida. Mas nos últimos meses de 2017 o ator cansou da antiga decoração e resolveu inovar. “O apartamento tem uma decoração mais vintage, mas agora eu o deixei mais colorido”, explica. Winy pintou paredes, mudou quadros de lugar e os concentrou em uma só parede, colocou plantas, uma cortina nova trazida da Colômbia e acabou humanizando a casa. “Por mim, eu faria mais, mas aqui é pequeno”, lamenta.

Em seus trabalhos, a arquiteta Gisa Agra, do Studio 360, gosta de dar atenção à iluminação das residências. “Iluminação pode mudar qualquer ambiente. Muita gente ainda usa luzes brancas, mas as mesmas podem ser trocadas pelas amarelas, que dá mais sensação de aconchego e conforto”, exemplifica. A arquiteta ainda revela outras alternativas. “É possível brincar com as cores, objetos, como jogar almofadas no sofá ou trocar o enxoval dos quartos”.

Quando o espaço é pequeno, o desafio pode ser um pouco maior, mas não é impossível. No quarto, por exemplo, é possível colocar um papel de parede ou trocar a roupa de cama, como sugeriu a arquiteta Gisa Agra. A diretora comercial da Trousseau Recife, loja especializada em enxovais, Ceça Albuquerque, dá uma dica. “Na loja, temos uma opção de vender o recheio da colcha e você pode usar diversas opções de duvet (espécie de capa)”, explica.

O administrador de empresas Luciano Santana passou três anos em seu apartamento sem mexer em absolutamente nada, mas também cansou. “Só pintei as paredes e coloquei papel de parede, mas ficou mais arrumado. Abrilhantou os ambientes”, garante. Para o gerente corporativo de trade marketing da Ferreira Costa, Alexandre Fernandes, cada cômodo requer coisas diferentes, mas que uma mudança express é possível. “Costumo dizer que temos um kit reforma rápida que conta com tinta e papel de parede. Até você mesmo pode fazer”. Hoje, no mercado, existem papéis de paredes adesivos que podem ser colocados até no banheiro.

Mas, se deseja algo mais elaborado, dá para recorrer a técnicas como texturas ou até mesmo brincar com as tintas, formando listras, tie dye ou desenhos na parede. Também dá para mexer nos acessórios. “Se você quer mudar apenas com objetos, dá para utilizar almofadas, abajures, quadros, tapetes, cortinas ou persianas”, apresenta o  gerente corporativo de trade marketing da Ferreira Costa, Alexandre Fernandes.

Para atualizar um pouco a decoração, não é preciso gastar muito. E também não é necessário quebrar tanto a cabeça, se você não quiser, pois profissionais da área podem lhe ajudar nessa missão. A arquiteta Renata Paraíso, da Polígonos Arquitetura, listou pequenas mudanças em alguns ambientes da casa, mas que garantem um visual repaginado.

Cozinha
Você pode mexer na parte principal da cozinha, o balcão, usando um revestimento novo sem precisar tirar o que tem por baixo. É possível também revestir móveis, pintá-los ou colocar uma camada de laca

Quarto
No quarto, pode-se colocar um papel de parede, trocar a cabeceira da cama e trocar a iluminação para a luz amarela que é mais aconchegante.

Sala
Na sala, é possível colocar um novo estofamento no sofá, revitalizar móveis, mudar o layout ou pintar as paredes.

Sala de jantar
Nesse espaço, dá para incorporar um biffet e mudar as cadeiras da mesa. Também dá para repaginar os móveis e mudar a iluminação.

Não é preciso gastar muito para renovar o ambiente
Para atualizar um pouco a decoração, não é preciso gastar muito. E também não é necessário quebrar tanto a cabeça, se você não quiser, pois profissionais da área podem lhe ajudar nessa missão. A arquiteta Renata Paraíso, da Polígonos Arquitetura, listou pequenas mudanças em alguns ambientes da casa, mas que garantem um visual repaginado.