DECORAÇÂO

Tendências para quem sonha Paço Alfândega recebe mostra DeAaZ Decor, de 8 a 27 de maio, com projetos de veteranos e novos talentos

Gabriela Bento
Especial para o Diario
gabriela.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/05/2018 03:00

Inspiração é o que não falta para quem está sonhando, montando ou reformando a casa. Entre os dias 8 a 27 de maio, o Paço Alfândega recebe a terceira edição da Mostra DeAaZ Decor, feira com lançamentos e tendências que envolvem o mercado de arquitetura e design de interiores. Para esta edição, 50 arquitetos e designers desenvolveram 26 ambientes com diferentes estilos e propostas. Neste ano, a mostra homenageia o arquiteto Carlos Augusto Lira.

Além dos arquitetos já consagrados, a Mostra DeAaZ Decor abriu as portas para os novos talentos. No térreo, é possível encontrar trabalhos de quem está chegando no mercado. No primeiro andar, os mais conceituados expõem os seus projetos. Em poucos dias de feira, a arquiteta Tamires Bezerra, novata no cenário recifense, apesar de ser formada há cinco anos, já havia conseguido muitos contatos. “A proposta da mostra é muito legal. Estou expondo pela primeira vez e fiquei impressionada com o sucesso”, conta a arquiteta que projetou o jardim interno em parceria com Marcela Ferreira e Catharine Aguiar.

No primeiro andar, o hall dos consagrados, as arquitetas Palmira Amorim, Fabiana Carvalho e Roberta Borsoi assumiram a responsabilidade de apresentar o ambiente que homenageia o arquiteto Carlos Augusto Lira, um dos mais renomados do Nordeste. Segundo a arquiteta Fabiana Carvalho, o espaço traz muitas referências regionais e obras de artistas da terra, do jeito que o homenageado gosta. “Fizemos o living do colecionador pensando em retratar um ambiente contemporâneo e bem pernambucano. Com obras que, de acordo com olhar dele, Carlos gostaria de ter em casa. Ele adorou”, acredita.

Ainda na parte superior, é possível visitar ambientes sofisticados, com conceitos mais complexos, até minimalistas, como o quarto do filho, planejado pelos arquitetos Sônia Beltrão, Gabriel Beltrão e Kátia Carapeba. No espaço, o azul petróleo se mistura com a textura do papel em composição com a iluminação marcante. “A proposta era fazer um quarto bem confortável, intimista, com pegada mais despojada”, conta Sônia. Os arquitetos Sônia Beltrão, Gabriel Beltrão e Kátia Carapeba sempre unem esforços para estarem presentes em mostras do estado divulgando o trabalho e também se divertindo. “É muito gostoso projetar para feiras porque temos liberdade para criar”, comenta.  

A arquiteta Carol Azevedo atua em Natal, Rio Grande do Norte, masresolveu apostar no mercado recifense. “Sou novata no Recife. A feira está sendo muito importante para ganhar visibilidade aqui”, explica a criadora do ambiente quarto do casal. Além dos novos talentos, a mostra traz novidades do universo da decoração. A terceira edição apresenta lançamentos de produtos, alguns pela primeira vez no Nordeste, como a linha de papéis de parede da estilista Martha Medeiros, distribuída localmente pela A3 e que valoriza a moda casa com o trabalho artesanal das rendeiras.

Espaços saudáveis e sustentáveis estão em evidência na edição deste ano. No projeto das arquitetas Marcela Ferreira, Tamires Bezerra e Catharine Aguiar, o verde foi parar dentro de casa com o ambiente Jardim Interno. Pensando no futuro, os arquitetos J. A. Hawatt & Wamberto Gouveia projetaram um home office utilizando conceitos e materiais sustentáveis e de baixo impacto ao meio ambiente, valorizando conforto e bem-estar no ambiente de trabalho.

A procura pelo aconchego e conforto também está presente em áreas mais inusitadas, como na cozinha gourmet. “Trouxemos o verde para humanizar o nosso projeto. Um cliente nos contratou por ter visto os limões e concluído que é possível ter em casa”, comentam as arquitetas Roberta Cidrim e Rebeca Costa, do escritório Cidrim & Costa arquitetura.

Outros destaques da mostra são o Home Theater do casal, de Karla Domingues e Lenúcia Bezerra, o Spa, da arquiteta Patrícia Coelho, e o quarto infantil montessoriano, das arquitetas Amildes Mendes, Vanessa Andrade, Cyntia Luna e Manu Carvalho, que fica no térreo.

Serviço

Terceira edição da Mostra de AaZ
Quando: de 8 a 27 de maio, das 9h às 21h
Onde: Shopping Paço Alfândega
Entrada gratuita