Com muita personalidade e sofisticação Advogada Alessandra Lessa cansou da antiga decoração e decidiu repaginar o apartamento com a ajuda da arquiteta Luciana Cavalcanti

Gabriela Bento
Especial para o Diario
gabriela.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/06/2018 03:00

Devido à violência e à vontade de resgatar antigos costumes, muitas famílias acabam passando cada vez mais tempo em casa. O lado positivo é que aproveitam ainda mais o lar. Apesar de adorar a forma como se vive, pode-se chegar um momento em que a decoração começa a enjoar ou não fazer mais tanto sentido. Foi o que aconteceu com a advogada Alessandra Lessa. Mesmo amando o seu apartamento branquinho e clássico, com o tempo ela decidiu que a decoração tinha que mudar junto com ela. Para esta missão, Alessandra contou com a ajuda da arquiteta Luciana Cavalcanti. A parceria da dupla deu tão certo que virou amizade para a vida.

Para chegar ao projeto final de uma casa que já foi tão sonhada e desejada, o ideal é que se procure a ajuda de um arquiteto. Atentar-se à escolha do profissional é importante para não ter contratempos ou decepções com o resultado. “Eu conheço Luciana há anos, mas só vi o trabalho dela quando comecei a segui-la no Instagram. Gostei do estilo dela e a procurei. A parceria deu tão certo que viramos amigas”, explica a advogada. De acordo com a dupla, conversa e a empatia são pontos-chave para que o especialista possa entender tudo o que foi desejado.

Segundo a arquiteta Luciana Cavalcanti, além da sintonia que deve existir entre cliente e profissional, ela também procurou observar e aproveitar algumas peças que já existiam no apartamento de Alessandra. Assim que chegou ao lar da advogada, Luciana teve belas surpresas e passou a conhecer mais sobre a nova cliente.

“Quando eu vim no apartamento de Alessandra, encontrei coisas que estavam bem escondidas, mas que mereciam destaque. A obra de arte de Tereza Costa Rêgo, por exemplo, foi o meu ponto de partida. Ela ama essa tela, que agora está na entrada do apartamento”, conta.

Para a arquiteta, transpor o estilo próprio de cada pessoa em um ambiente é uma das premissas da constituição de um espaço do indivíduo e de sua família. O desenvolvimento deste universo particular envolve um processo de interação entre os envolvidos para um planejamento com identidade. “Eu consegui imprimir o DNA do meu trabalho, mas o mais importante é o que projeto tem funcionalidade para a família e tem a cara deles. Sempre me emociono quando recebo fotos deles usando a mesa da varanda que foi pensada exatamente para isto”, comenta.

Na casa da advogada, móveis foram pintados, com a pintura de laca, e alguns mudaram de lugar. Peças foram aproveitadas e outras compradas. O layout agora tem uma proposta mais moderna, com personalidade, porém com pegada mais sofisticada. A sala foi integrada ao terraço, que, para garantir conforto à família, foi repaginado.

“Eu amo a minha rede e não queria tirá-la daqui. Então, Luciana teve a ideia de trazer madeira, uma parede de tijolinhos aparente e plantinhas para compor. Ficou aconchegante”, esclarece Alessandra.

Pensando na convivência familiar, o piano do filho mais velho foi colocado na sala, uma mesa para refeições foi alocada na varanda e ainda será feito um pequeno bar para receber os amigos. “O meu marido não estava tão empolgado com a reforma, mas gostou do resultado e pediu para Luciana projetar um lugar para organizar as bebidas”, comemora.

Fugindo do óbvio

O projeto da arquiteta Luciana Cavalcanti para a casa da Alessandra resultou em um apartamento contemporâneo e sofisticado, que traz personalidade sem exageros. Alessandra queria algo diferente e a dupla conseguiu.

Para a arquiteta, não é tão fácil trabalhar com obras de arte, cores e elementos fortes, como a rede. “Colocamos vermelho nos detalhes para ornar com a obra de arte principal. Não é tão simples trabalhar com esses tons, mas fiz por serem a cara da proprietária. Acabou sendo o toque que precisava no apartamento”, explica a arquiteta.