DIARINHO

Eu quero é folia... Saiba onde encontrar diversão garantida para aproveitar os quatro dias da festa de Momo nas ruas do Recife e de Olinda

EMÍLIA PRADO
Especial para o DIARIO
edviver@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 10/02/2018 03:00

A grande atração do carnaval é a rua. Por ela passam blocos, troças, bandas, passistas e estandartes - além da felicidade, é claro. E não importa a idade. Na folia do Recife e de Olinda, as crianças são parte da festa e contam com programações e polos recheados de razões para brincar.

O Paço Alfândega (Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife) oferece, do domingo a terça-feira, com o Palhaço Alfândega, jogos, brincadeiras. Atrações como Fada Magrinha e o Tio Bruninho se apresentam no local.

Alguns parques da cidade terão shows e apresentações para as crianças. Quem for ao Santana (Santana), Dona Lindu (Boa Viagem) ou Jaqueira (Jaqueira) poderá conferir as músicas do grupo A Bandinha, do Maestro Spok e outros convidados. Na Macaxeira o palco foi montado no Parque Urbano da Macaxeira (Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar) e conta com Tio Bruninho e o Grupo Infantil Sol Menores para animar as noites de segunda e terça-feira, às 18h.

O polo infantil de Olinda homenageia os bonecos gigantes. Além de música, as crianças foliãs da Cidade Alta poderão prestigiar apresentações de grupos de dança e teatro no palco montado na Praça do Carmo (Avenida Liberdade, Carmo, Olinda), do sábado à terça-feira.

Outra novidade da programação são as oficinas de fantasias de papel, máscaras, adereços de cabelo, pintura de rosto e produção de bonecos, esta ensinada pelo mestre bonequeiro Gustavo Alex Camelo. Inspirada nos homenageados, as aulas serão oferecidas gratuitamente com o objetivo de manter a tradição da cultura local e reforçar sua importância. As crianças poderão levar para casa as peças feitas por elas. Durante os dias de folia, o polo infantil terá uma exposição de bonecos gigantes de Olinda. O Bloco Bonecos Gigantes desfilará diariamente pelas ruas, sempre às 14h. A concentração é em frente ao Espaço Folia (Rua 27 de Janeiro, 69, Carmo) e segue até a Praça do Carmo.

Atrás do bloco

EU ACHO É POUQUINHO

As cores do bloco são vermelho e amarelo, assim como as do tradicional Eu Acho é Pouco. O cortejo infantil sai às ruas na manhã da segunda-feira, às 9h. A concentração será na Praça Laura Nigro (Rua São Bento, Carmo, Olinda).

SEGUNDA TEM PALHAÇO

Será a 11ª edição do bloco Segunda Tem Palhaço. O nome já define o tema das fantasias, então vale caprichar na criatividade para desfilar pelas ruas da cidade. A festa começa às 16h do dia 12, na Rua da Moeda (Bairro do Recife).

PINTO DA MADRUGADA

O Palhaço Chocolate, A Barca Maluka, Animakids, Trenzinho da Molekada, Orquestra Mirim do Galo da Madrugada e a Cia do Riso animam a festa infantil na terça-feira. A concentração é às 8h30 na Praça Sérgio Loreto (São José) e a saída, às 10h. O bloco segue pela Avenida Sul até a Dantas Barreto.

POLOS RECIFE

Domingo (11/02)


Paço Alfândega // Palhaço Alfândega, Banda Animakids e Orquestra de Frevo de Mozart Flautista. 15h. Gratuito. Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife).

Parque Dona Lindu // Banda do Tio Bruninho e Spok com o Coral Passo de Anjos. 18h. Gratuito. Parque Dona Lindu (Rua Setúbal, Boa Viagem).

Segunda-feira (12/02)


Paço Alfândega // Palhaço Alfândega, Tio Bruninho e Orquestra de Frevo de Mozart Flautista. 15h. Gratuito.

Parque da Macaxeira //Tio Bruninho e Grupo Infantil Sol Menores. 18h. Gratuito. Parque Urbano da Macaxeira (Avenida Norte, Macaxeira). Também na terça-feira.

Parque Santana // Tonho e Tonha e A Bandinha. 17h. Gratuito. Parque Santana (Rua Jorge Gomes de Sá, Santana).

Parque da Jaqueira // Spok com o Coral Passo de Anjos, Fadas Magrinhas e Kelly Benevides. 17h. Gratuito. Parque da Jaqueira (Rua do Futuro, 315, Graças).

Parque Dona Lindu // Jeane Siqueira. 18h. Gratuito. Parque Dona Lindu (Rua Setúbal, Boa Viagem).

Terça-feira (13/02)


Paço Alfândega // Palhaço Alfândega, Fada Magrinha, Apresentação do Bloco Compositores e Foliões e Orquestra de Frevo de Mozart Flautista. 15h.

Parque Santana // Mateus e Katilinda & Banda e Fadas Magrinhas. 17h. Gratuito. Parque Santana (Rua Jorge Gomes de Sá, Santana).

Parque da Jaqueira //A Bandinha e Banda Maria Fulô. 17h. Gratuito. Parque da Jaqueira (Rua do Futuro, 315, Graças).

Cuidados

Para não se perder

As festas e blocos de carnaval sempre têm muita gente. Com todo mundo pulando e se mexendo de um lado para o outro, é importante ficar perto dos pais, nunca em algum lugar em que eles não possam ver.

Para ter energia
Brincar e dançar cansa! Uma refeição reforçada antes de sair de casa ajuda a aguentar a festa do início ao fim. Garrafa com água e um lanche são itens que não podem faltar na bolsa.

Para se proteger
Usar protetor solar é bom para curtir os dias de carnaval sem se preocupar com as queimaduras do Sol. Ir aos desfiles descalço também não é recomendado. O sapato, fechado, evita que os pés fiquem machucados.