DIARINHO

Barcelona Legends: aproximando o passado do futuro Estão expostos itens históricos como chuteiras, bolas e camisas de jogos relevantes e que serão usadas pelos ídolos

Marina Maranhão
especial para o diario
marina.maranhao@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/04/2018 03:00

Pequenos fãs do Barça aprendem sobre a história do clube na exposição “Onde está a camisa do Messi?”, no Shopping Recife. Esta é uma pergunta bastante repetida por crianças e adolescentes que visitam o espaço do Barcelona Legends no Shopping Recife. A ação antecede o confronto entre o Barcelona Legends e a Seleção Pernambucana Legends, marcada para este sábado, dia 14, às 19h, na Arena de Pernambuco. A partida é uma reunião de craques que atuaram no time espanhol e nos clubes de Pernambuco.

“Quando eu era menor, meu cabelo era mais longo e me achavam parecido com Messi. Eu quero ser jogador de futebol quando crescer, me inspiro nele. Até choro quando o Barça perde”, explica Rafael Felipe Santana, 11 anos, um dos visitantes do espaço. O craque argentino certamente está longe, ainda digerindo a derrota por 3x0 para a Roma, que resultou na eliminação do Barcelona da competição mais importante da Europa. Nos últimos dez anos, Lionel Messi venceu três Ligas dos Campeões e o mesmo número de Mundiais de Clubes, além de colecionar Bolas de Ouro: cinco no total.

É um atleta à frente do seu tempo, mas ainda falta um título na sala de troféus particular: o da Copa do Mundo. E nesse quesito o hermano perde para um pernambucano que vai estar presente na partida: o craque Rivaldo, mas é provável que a nova geração pouco tenha ouvido falar desse pernambucano, que também fez história do outro lado do Atlântico. Vitória Sperissrits Mendonça, 6 anos, nem era nascida quando Rivaldo marcou os três gols contra o Valencia que classificaram o Barcelona para a Champions League de 2002 e marcaram seu nome de vez na história do clube. Ao visitar a exposição, a garota fez questão de ressaltar de que era fã de Messi e torcedora do Barcelona. “Ela odeia Cristiano Ronaldo”, declarou Bianca Sperissrits Mendonça, 39 anos, mãe da pequena torcedora. A chuteira usada pelo craque naquela partida está entre os itens históricos que ocupam o espaço dedicado ao clube catalão no Shopping Center Recife.  

Além da chuteira, estão em exposição outros itens históricos, como o Troféu da UEFA Champions League, bolas e camisas de jogos importantes da equipe blaugrana na competição e as camisas que serão usadas pelos jogadores do Barça, no sábado. Entre eles, estão Giovanni Oliveira (ex-Sport), o holandês Frank de Boer, os laterais Belletti e Juan Pablo Sorin, o meia Edmílson e Abidal.“Po, ficou faltando Ronaldinho Gaúcho”, destacou João Paulo Pereira dos Santos, 16 anos. O jovem visitou o espaço com o amigo Erick Bezerra da Silva, 17 anos. Os dois foram ao shopping para comprar os ingressos para a partida de sábado. Moradores de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, os garotos treinam no campo da prefeitura e têm em comum o mesmo sonho: ser jogador de futebol. O Barcelona é para eles, como para tantas outras crianças, inspiração e uma porta de entrada para o encantado mundo do futebol.

Serviço

Local: Shopping Center Recife
Hora: Segunda à sábado - 11h às 22h /domingo - 12h às 21h
Encerramento: 15 abril de 2018