Eles só querem saber do hexa Torcedores de primeira Copa do Mundo e até aqueles que já têm idade para se lembrar do 7 a 1 se preparam para torcer pelo Brasil com empolgação

Emannuel Bento
Especial para o Diario
emannuel.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/06/2018 03:00

A cada quatro anos, os torcedores tiram a camisa da Seleção Brasileira do guarda-roupa, decoram suas casas de verde-amarelo e se reúnem para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Nosso time é o maior vencedor desta competição, tendo ganhado o troféu cinco vezes. O Brasil também sediou o evento em 2014, quando a seleção chegou à semifinal, mas perdeu para a Alemanha com um difícil placar de 7 a 1. Neste ano, será a vez da Rússia receber os jogos. O primeiro acontecerá na quinta-feira, entre a Rússia e a Arábia Saudita, mas a disputa mais aguardada até o momento é a estreia da nossa seleção contra a Suíça, no domingo.

Como de costume, as pessoas vão se reunir para ver os jogos em bares, restaurantes, festas, e casas de familiares e de vizinhos. “Vou ver os jogos na casa da minha vizinha, com a família dela. Vai ter um monte de gente assistindo” conta Yasmin Santanna, 11 anos. A moradora do bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, está ansiosa para que a seleção se saia bem no torneio. “Quero muito ver nossos jogadores em campo, principalmente o Neymar, pois quero ver se ele realmente melhorou depois da lesão que teve no dedinho do pé”, diz.

A ansiedade da menina com os jogos não é à toa, pois ela é bastante fã do esporte. “Sempre joguei futebol com meu irmão mais velho e há um ano treino em uma escolinha que tem no meu prédio”, explica. Na Copa do Mundo realizada no Brasil, ela tinha oito anos e se recorda de alguns jogos: “Eu lembro que o Brasil jogou contra a Alemanha, quando perdeu de 7 a 1, e também teve o jogo contra a Holanda na disputa pelo terceiro lugar, mas também perdemos de 3 a 0”.

Já Eduardo Eleutério, de 4 anos, não se recorda de nenhum detalhe da última competição. O garoto tinha alguns meses de vida durante o torneio e terá a seu primeiro mundial como torcedor. Para isso, já veste a camisa da seleção e prepara as vuvuzelas para apitar durante os jogos. “Gosto de futebol porque faço na escola”, explica o menino, que vai acompanhar os jogos na casa de amigos dos pais. “Vou assistir na televisão com meus amigos, comendo pipoca. Vai ser bem legal”, diz o garoto, que mora no bairro de Boa Viagem. Questionado sobre como vai comemorar se o país ganhar, ele diz que “vai gritar muito”.

HISTÓRIA
A Copa do Mundo foi criada no ano de 1930, pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). A primeira edição foi realizada em Montevidéu, na capital do Uruguai, com apenas 13 times. Quem levou a taça foi o time da casa, que ganhou da Argentina por um placar de 4 a 2. Os anos se passaram, a competição cresceu e se tornou o campeonato de futebol mais aguardado de todos. O Brasil é o principal papa-títulos, com conquistas em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Alemanha e Itália têm quatro taças cada, Uruguai e Argentina são bicampeões e Espanha, França e Inglaterra foram vencedoras uma vez cada.

Saiba mais
Confira os jogos do Brasil que já estão confirmados

Dia 17 às 15h     Brasil    X    Suíça
Dia 22 às 9h     Brasil    X    Costa Rica
Dia 27 às 15h     Brasil    X    Sérvia