Educação e Religião

Levando a Palavra sobre duas rodas Motoculto reúne fiéis e catequizadores que compartilham paixão por Deus e pelas motocicletas

ANA PAULA NEIVA
aneiva@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/08/2017 03:00

No lugar do tradicional púlpito, o guidom de uma motocicleta compõe um altar meio improvisado. Toda última terça-feira de cada mês, o grupo de motociclistas Ouriço do Asfalto se encontra na quadra do Colégio Americano Batista, na Boa Vista, no Recife, para fazer suas orações. Criado em março de 2012 com o intituito de reunir pilotos fiéis, o Motoculto, como ficou conhecido o encontro, cresceu e já agrega cerca de 300 pessoas. O grupo ora com linguagem diferente, mais leve e descontraída do que a das igrejas evangélicas em geral. O rock gospel também marca presença.

A ideia de montar o grupo religioso surgiu no começo de 2012. Inicialmente, eram 12 integrantes do Ouriço que costumavam sair juntos, principalmente nos fins de semana. Sempre antes de iniciar os passeios, faziam orações em agradecimento. Aos poucos, criaram o Ministério Luz na Estrada para divulgar a palavra de Deus. “Sempre convidávamos alguém para ler e interpretar a Bíblia para o grupo”, contou Moisés Sobral, 66 anos, presidente. No fim de cada encontro, capacetes são levados para o altar e recebem uma bênção. Segundo ele, 90% dos frequentadores não são evangélicos. “A maioria é motociclista, curte moto e gosta de viajar”, diz.

Atualmente, além do encontro mensal, os membros se reúnem para estudos bíblicos todas as terças-feiras, às 20h, numa sala anexa à Igreja Batista da Capunga, no Parque Amorim. “Esses encontros não são obrigatórios, vai quem quer participar”, ressaltou Moisés, que está sempre presente com a esposa Cristina Sobral, 61. Eles chamam a atenção pelas jaquetas e calças pretas e por suas motocicletas, que ficam estacionadas ao lado da quadra.

O Ouriços do Asfalto tem página no Facebook onde é divulgada a programação dos encontros e passeios. Além das reuniões mensais, o grupo promove cultos em locais mais distantes, unindo religião e lazer. No dia 23 de setembro, programam celebração em São Vicente Férrer, município do Agreste a 85 quilômetros do Recife. O Motoculto já se reuniu em Camocim de São Félix e em Gravatá, ambas no Agreste, e em Campina Grande, na Paraíba.

Em setembro, participarão do Motofest em Triunfo, no Sertão. Um grupo de motociclistas norte-americanos também estará presente. “Um pastor norte-americano ajudará durante o culto”, comentou Moisés, que já saiu do Recife também para Petrolina, guiando a sua moto, junto com a mulher na garupa. Na capital, o próximo Motoculto está marcado para o dia 29 deste mês, às 19h30, na quadra do Colégio Americano Batista.