GASTRÔ

Iguaria rara na sua mesa Empórios gourmet se especializam em oferecer produtos distintos no mercado sob interesse de valorizar a qualidade

MATHEUS RANGEL
Especial para o Diario
matheus.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/12/2017 09:00

Consumidores que buscam produtos sofisticados, para além da oferta tradicional do mercado, podem encontrar soluções nos empórios gourmet, nos quais a qualidade é priorizada sobre a quantidade. Neste tipo de estabelecimento, estão disponíveis itens que fogem do básico e proporcionam outro tipo de experiência gastronômica para os clientes. Geleias e molhos importados, bolachas especiais, frios, enlatados, bebidas, itens de bomboniere e condimentos raros nas prateleiras comuns são exemplos do que pode ser encontrado.

Completando 60 anos de funcionamento em 2017, a Casa dos Frios, nas Graças, se especializou no conceito de empório gourmet com gôndolas preenchidas tanto por produtos industrializados como por materiais da casa - os tradicionais bolos de Rolo e Souza Leão ainda são os mais pedidos no local. “A oferta de produtos que se diferenciam do básico, dos temperos aos ingredientes, é o que caracteriza a ideia de gourmet. São itens que acrescentam e estão relacionados a coisas especiais da cozinha com toques de sofisticação e elegância que remetem não só ao dia a dia do Brasil, mas também possuem referências a outros países. É importante ter essa diversidade dentro da cesta”, destaca Mirella Dias, gestora da empresa sexagenária. Ela aponta a área de bebidas alcoólicas, mercearia seca, hortifruti, pescados, frios e embutidos como destaque do estabelecimento, além da produção própria de bolos, salgados, doces, biscoitos, pães e croissants, ressaltando que “há um setor de compras ativo que está sempre pesquisando e checando o que o mercado está trazendo”.

Além dos ingredientes em si, a apresentação do produto é um dos elementos abarcados dentro do arquétipo gourmet, que remete também à elegância e sofisticação. No Empório Cozeart, no bairro de Boa Viagem, não faltam soluções elaboradas para complementar a refeição. “Tentamos trabalhar com um prato ou determinado produto fora do espectro tradicional. Transformamos algo 'simples' em elaborado por meio da apresentação, da embalagem”, conta Ana Paula Vieira, uma das sócias da casa, citando como exemplo mini-sanduíches preparados com uma montagem especial, que envolve laços e etiquetas para diferenciar os sabores. “Há todo um charme. São coisas mais finas, que se distanciam de uma linha de produção em larga escala. Tudo é detalhado com carinho de detalhes que fazem toda a diferença”, completa a empresária.

No Empório Cozeart, é possível, por exemplo, incrementar uma salada com acetos balsâmicos ou crotons especiais. Demais possibilidades de entradas podem ser desenvolvidas com uma variedade de antepastos vendidos na loja, cuja oferta é de 80% de produtos produzidos pela própria fábrica, que abastece outros estabelecimentos. A intenção das proprietárias é oferecer opções que incluem desde lanches até refeições, incluindo pratos principais e sobremesas.  Uma das novidades incluídas no cardápio foi uma burrata (queijo cremoso italiano), que passou a ser vendido com tomate confitado.

Em menor proporção, o Barchef Mercado Gourmet conta uma deli que oferece queijos importados, temperos, embutidos, risotos, massas e outros produtos. Os vinhos, contudo, são o destaque do estabelecimento e estão presentes em maior variedade. De acordo com Helder Bezerra, proprietário, são mais de 1,5 mil rótulos disponíveis, além da presença de cervejas artesanais. O Barchef, apesar de não ser especializado em culinária e ter como propósito principal servir como espaço de entretenimento, também conta com serviço de takeout, Criado em 2012, o local viu o termo “gourmet”, contido no próprio nome, ganhar e perder significados nos cinco anos de funcionamento. “Há uns seis ou oito anos, na cidade, as pessoas associavam essa palavra a ingredientes sofisticados e novas tendências. Novos trabalhos, novos pratos, com características diferentes das usuais. Entretanto, a expressão gourmet se popularizou demais e hoje é mais difícil diferenciar”, acredita Helder.

No Recife

Barchef Mercado Gourmet
Rua Marquês de Tamandaré, 59, Poço da Panela
Informações: 3204-8500

Arcádia Gourmet
Avenida Conselheiro Aguiar, 2892, Boa Viagem
Informações: 3040-2800

Empório Cozeart
Avenida Conselheiro Aguiar, 3786, Boa Viagem
Informações: 3467-1326

Casa dos Frios
Avenida Rui Barbosa, 412, Graças
Informações: 2125-0220

Diplomata Delicatessen
Avenida Conselheiro Aguiar, 2154, Boa Viagem
Informações: 3467-3739