LUGAR CERTO

Faça você mesmo, economize É possível realizar alguns serviços na sua casa sem precisar contratar um profissional

Publicação: 21/12/2017 03:00

Em momento de instabilidade financeira, qualquer economia é bem-vinda. Então, se o seu objetivo tem sido poupar, saiba que dá para evitar gastos também nos pequenos contratempos do dia a dia, como em uma lâmpada queimada ou em uma pia entupida.

O estilo Do It Yourself, expressão da língua inglesa que significa ‘faça você mesmo’, em tradução livre, é uma famosa prática de construção, modificação ou reparação de coisas feitas pela própria pessoa, sem auxílio de especialistas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o método é bastante difundido devido ao alto custo de mão de obra. Seja no Brasil ou fora, se ‘virar’ sozinho é possível e simples.

A bibliotecária e editora Dilva Frazão não se preocupa muito quando surge algum imprevisto dentro de casa. “Eu troco resistência do chuveiro, lâmpada, dobradiça, conserto e pinto parede, refaço rejunte. O que vai surgindo, vou fazendo”, explica. Para Dilva, o trabalho não é tão difícil e é necessário. “Cresci vendo o meu pai consertar e aprendi. O meu marido não gosta de se envolver, então, aqui em casa eu mesma conserto. Tenho até a minha furadeira”, conclui.

Veja alguns dos serviços que você mesmo pode fazer:

Trocar uma lâmpada

É importante lembrar que você irá mexer com energia, então, para evitar risco de choque elétrico, desligue o disjuntor. Em seguida, segure na parte de vidro da lâmpada e desrosqueie-a. Agora é só colocar a nova no lugar. Mas antes certifique-se de que a lâmpada tem a voltagem correspondente à da sua casa, que pode ser de 110v ou 220v. E não descarte a velha em qualquer lugar!

Desentupir uma pia
Nos casos mais comuns, basta usar um desentupidor na sua pia. Mas se o entupimento for mais complicado, use uma solução de uma xícara de sal, uma de bicarbonato de sódio e água fervente para desobstruir o ralo. Se não funcionar, desrosqueie o cifrão e retire a sujeira acumulada. Depois, é só colocar de volta no lugar.

Pendurar objetos
Hoje temos opções de fitas que suportam quadros e outros objetos no mercado, mas você também pode pendurá-los com pregos ou parafusos. Para essa missão, você vai precisar de um lápis, furadeira, brocas, buchas e parafusos ou de pregos e martelo. Para furar a parede é simples: antes de começar, marque o local que deseja colocar o objeto com o lápis. Mantenha a mão firme para não errar. Se for usar furadeira, fure, coloque a bucha e rosqueie o parafuso. Se for usar o martelo, posicione o prego no lugar marcado e bata. Cheque para saber se está seguro e, então, pendure o seu objeto.

Pintar uma parede

Você vai precisar de um rolo de lã sintética, pincel, tinta, fita crepe e um recipiente para depositar a tinta, uma bandeja. Cubra o piso se não quiser sujar a casa toda. Coloque um pouco de tinta na bandeja e “tempere” a tinta como manda as instruções da embalagem. Depois, proteja as partes que você não deseja pintar com a fita crepe. Agora, molhe o rolo ou pincel na tinta, tire o excesso e pinte sempre na mesma direção. Use o pincel para os acabamentos nos cantos.