Cuide do seu jardim As altas temperaturas do verão costumam maltratar algumas espécies de plantas. Nessa época, a atenção deve ser redobrada

Publicação: 22/02/2018 09:00

Hoje em dia o contato direto com a natureza é cada vez mais raro. Viver no meio urbano, rodeado por uma paisagem de concreto é o comum, mas é possível fugir desse estilo de vida, nem que seja por um curto período de descanso na sua residência. O verde é muito bem-vindo dentro de casa ou em um jardim. Ele pode tornar o ambiente mais humano, charmoso e até mais frio - dependendo das espécies e quantidade que você tiver. Porém, no verão, existem os vilões que podem colocar as plantas em perigo. Fique atento e aprenda como cuidar do seu pequeno viridário.

A beleza das plantas e das flores pode dar uma sensação de refúgio que às vezes é necessário para aliviar as tensões da dia a dia. Além dessas funções, o verde pode contribuir na alimentação. Isso porque as hortinhas fazem com que o ato de mexer na terra, cuidar, esperar o tempo da planta crescer, irrigar e apreciar o ciclo da vida esvazie a mente e acabe elevando a prática a uma terapia.

O eletricista Roberto da Silva tem um extenso jardim e afirma dedicar horas para cuidar do local diariamente. “Dá trabalho, mas isso não é um esforço para mim. Inclusive, na atual estação do ano as plantas precisam de mais atenção. Algumas de mais água, outra precisam ser mudadas de lugar. É necessária muita atenção”, comenta.

No Nordeste, o verão costuma exigir mais cuidados. Isso porque algumas palntas sofrem ainda mais com o aumento da temperatura. Alguns danos são, muitas vezes, irreversíveis. Logo, monte algumas estratégias para não comprometer o seu jardim. Lembre-se também de que é comum aparecer certos tipos de pragas nas plantas nesse período do ano.

Para cultivar:
  • Procure regar as plantas no fim da tarde ou no início da manhã para evitar a evaporação e o aquecimento da água devido às altas temperaturas.
  • Faça um sistema de drenagem para economizar água: coloque uma camada de cerca de 10 cm de espessura, projete um gotejador e ponha pedras, como cristais ou seixos, para reter o líquido. Assim, as suas plantão ficarão sempre úmidas.
  • Tente trocar algumas plantas de lugar colocando as mais sensíveis na sombra.
  • Busque posicioná-las agrupadas. Isso porque dessa forma elas podem criar um pequeno ecossistema e uma planta pode “defender” a outra.
  • Jardins bem cuidados, regados, adubados e com podas em dia ficam mais protegidos dos ataques de todo tipo de pragas.
  • Fique atentos às cochonilhas, pulgões e cigarrinhas. Caso apareçam, procure pulverizar inseticida de jardinagem em cada plantinha, folha a folha.