LUGAR CERTO

Bem-vindos ao futuro Automação residencial já é realidade para muitas famílias: com as facilidades, é possível ter mais conforto, segurança e praticidade com os dispositivos eletrônicos

Gabriela Bento (Especial para o Diario)
gabriela.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/05/2018 09:00

Para quem gosta mesmo de tecnologia, o futuro é agora. Hoje, no morar contemporâneo, utensílios que podem facilitar o dia a dia são mais do que um diferencial para alguns. Com casas cada vez mais inteligentes, agora, é possível ter mais conforto, segurança e praticidade, tudo a um toque. De ar-condicionados que podem ser ligados antes mesmo de você chegar em casa a lares que podem ter todos os eletrônicos e luzes desligados em um só interruptor. A automação residencial chegou e pode simplificar a convivência.

O casal de médicos Juliana e Thiago Galvão tem uma família grande e uma rotina agitada, que passa pelo trabalho diário a cuidar de crianças. Na família Galvão, a automação chegou através do marido, Thiago, que ama tecnologia, mas, para Juliana, as facilidades a auxiliam até na correria do dia a dia. “O grande entusiasta é Thiago. Ele é fã, mas, para mim, só em eu poder desligar todas as luzes e até a TV em um só interruptor já é válido”, explica.  

Segundo o Integrador de Sistemas e Diretor de Projetos na Techinblue Automação & Home Theater, Hélio Beltrão Filho, automação residencial é utilizar a tecnologia para facilitar e tornar automatizadas tarefas habituais que, em uma residência, seriam executadas por seus moradores. Com o uso de atuadores, sensores e um smartphone ou tablet, é possível acionar cenas e tarefas remotamente, tendência que traz mais conforto, segurança e praticidade para todos  os integrantes do ambiente automatizado.

Para Hélio Beltrão, a tendência está cada vez mais em evidência. Os projetos de automação residencial têm sido procurados por um número cada vez maior de pessoas. “As solicitações vão desde automação de Home Theater, que permite que o usuário se livre dos inúmeros controles remotos, aos mais complexos, com controle total da iluminação, ar condicionado, cortinas, portas, câmeras, alarmes de segurança, irrigação do jardim, de temperatura da piscina”, conta.

Por curiosidade, o estudante de química Alessandro Alves conectou todos os aparelhos que tinha da marca Samsung e se surpreendeu. “Como a conectividade é muito grande, agora, eu consigo ligar o ar- condicionado antes de chegar em casa e mexer na televisão, por exemplo. Tudo através do meu celular”, comenta. Para a Samsung, o futuro já é agora. A empresa aposta nas funcionalidades Quick Connect, Mode, Sidesync, e Wifi Transfer, para permitir que os usuários de smartphones, Smart TVs e notebooks da marca, possam compartilhar, reproduzir e, em alguns casos, acessar remotamente diferentes conteúdos.

De acordo com o Hélio Beltrão Filho, a internet aplicada nos dispositivos eletrônicos, utilizada por empresas como a Samsung, caminha pelo campo da automação. A integração oferece um universo de possibilidades. “Outra tendência muito interessante é a do ingresso dos assistentes por voz, que cada vez mais vem se consolidando no ambiente de automação. Como exemplo, temos a Alexa da Amazon, o Google Home Assistant e a Siri da Apple”, lembra.