Pequenas mudanças podem fazer a diferença É possível mudar o visual da casa e melhorá-la para um aluguel ou venda

Publicação: 09/06/2018 09:00

Devido à violência na cidade e a vontade de resgatar antigos costumes, muitas famílias têm passado cada vez mais tempo dentro de casa. O lado positivo desse hábito é que dá para aproveitar ainda mais o lar, mas pode chegar um momento em que a decoração dos ambientes começa a enjoar ou não fazer mais tanto sentido. Para voltar a admirar e curtir a sua morada, algumas mudanças, mesmo que pequenas, são muito bem-vindas. Mudar a cor de uma parede ou até mesmo trocar um móvel, colocar um papel de parede ou um tapete novo, são alternativas simples, baratas e acessíveis. Essa dica vale também caso você deseje vender ou alugar o seu cantinho, um up pode ser interessante para valorizar o seu imóvel e fazer um bom negócio.

Para o gerente corporativo de trade marketing da Ferreira Costa, Alexandre Fernandes, cada cômodo requer itens diferentes e realizar uma mudança express é bem possível. “Costumo dizer que temos um kit para uma reforma rápida que conta com tinta e papel de parede. Até você mesmo pode fazer, nem precisa contratar ninguém”, afirma. Hoje, no mercado, existem papéis de paredes adesivos de diversas cores e estampas que podem ser colocados em todos os cantos da residência, até mesmo no banheiro.

O ator Winy Mattos sempre recorreu à criatividade para deixar a casa mais acolhedora e divertida. Mas, nos últimos meses de 2017, o ator cansou da antiga decoração e resolveu inovar. “O apartamento tem uma decoração mais vintage, mas agora eu o deixei mais colorido”, explica. Winy pintou paredes, mudou quadros de lugar e os concentrou em uma só parede, colocou plantas, uma cortina nova trazida da Colômbia e acabou humanizando a casa. “Por mim, eu faria mais, no entanto, aqui é pequeno”, lamenta.

Reciclar pode garantir uma cara nova para a casa: revestir um sofá, repaginar uma poltrona ou fazer um trabalho de pátina em uma mesa de canto pode lhe render uma decoração diferente e sustentável. Mas existem muitas outras possibilidades, com a iluminação que pode mudar qualquer ambiente. Mesmo que as luzes brancas ainda sejam comuns, as mesmas podem ser trocadas pelas amarelas, que dá mais sessão de aconchego e conforto ao lar.

Se liga

Cozinha

Você pode mexer na parte principal da cozinha, o balcão. É só usar um revestimento novo sem precisar tirar o que tem por baixo. É possível também revestir móveis, pintá-los, utilizar papéis contato ou colocar uma camada de laca.

Quarto
No quarto, pode-se colocar um papel de parede, trocar a cabeceira da cama e trocar a iluminação para a luz amarela que é mais aconchegante.

Sala
Na sala, é possível colocar um novo estofamento no sofá, revitalizar móveis, mudar o layout ou pintar as paredes.

Sala de jantar

Nesse espaço, dá para incorporar um bufê e mudar as cadeiras da mesa. Também dá para repaginar os móveis e mudar a iluminação.