Turismo

Para não ficar parado

Publicação: 02/09/2017 03:00

De olho nos atletas que desembarcam na capital pernambucana, o trade turístico tem se adaptado às necessidades desse público. Diferentemente dos turistas que visitam o estado a lazer ou a negócios, os participantes de competições esportivas precisam ter à disposição uma infraestrutura que passa por academias bem equipadas, alimentação balanceada, profissionais altamente capacitados que possam dar todas as orientações adequadas.

O setor hoteleiro, por exemplo, é um dos que oferece atividades voltadas a competidores, sejam eles profissionais ou amadores. Apesar de ser focado no turismo de negócios, o Hotel Luzeiros, inaugurado há cerca de quatro meses no bairro do Pina, também é procurado por quem vem a Pernambuco somente para competir. “Temos uma excelente academia, que é referência na cidade pela quantidade de equipamentos, e piscina com raia, que não é algo comum nos hotéis do Recife”, explica Flávia Alecrim, gerente comercial.

Além dos hotéis, Recife também dispõe de academias que são utilizadas pelos atletas. É o caso da Cia Athletica, que tem percebido um aumento no fluxo de esportistas profissionais que utilizam a estrutura oferecida para manter os treinos em dia. “Devido à nossa estrutura, conseguimos atender diversos tipos de esportistas, dos amadores aos profissionais, independente do que eles praticam”, diz Vitor Gonçalves, que administra a academia. Tanto a Cia Athletica quanto o Hotel Luzeiros são parceiros do Power 34 Recife.

Flávia e Vitor acreditam no grande potencial que a cidade tem para sediar eventos esportivos. “Desde o ano passado tenho percebido que vários segmentos, e o esportivo é um deles, optaram por realizar ações no Nordeste. Saíram do eixo Sul-Sudeste porque o custo lá é maior”, diz Flávia. “Recife tem uma estrutura boa para receber esse tipo de turista. É até uma forma de estimular a participação da sociedade, já que a prática de esportes só traz benefícios à saúde”, acrescenta Vitor.

“Existe um esforço integrado da prefeitura e do governo do estado para trabalhar o turismo de esportes. Recife é um grande polo no Nordeste para práticas esportivas. Praticamente todos os fins de semana temos corridas na cidade”
Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife

O Power34 Recife será realizado pela UPTempo, em parceria com a Empetur, Prefeitura do Recife e Secretaria de Turismo de Pernambuco