VRUM

Como está a aparência do seu carro? Manter conservada a pintura de um automóvel é importante, afinal, é o seu cartão de visitas. Vale seguir algumas recomendações.

Publicação: 07/10/2017 09:00

A conservação da pintura do automóvel se destaca pela importância que ela tem na valorização do veículo. Se for um caso de repintura, os cuidados devem ser redobrados. É importante se ater a práticas que ajudem na conservação da pintura.

Quando a cor aparenta sinais de amarelamento ou opacidade, significa que seu automóvel necessita de reparo. De acordo com a representante da RX Funilaria & Pintura no Recife, Sandra lopes, a primeira coisa que deve-se fazer ao detectar esses sinais é levar o carro a um local autorizado, para realizar uma lavagem especial. “Não é indicado usar detergente de lavar pratos ou sabão, pois eles queimam o verniz da pintura, podendo agravar ainda mais a situação”, relata.

A prática do proprietário está diretamente ligada à duração da pintura. Alguns recorrem até a uma película de proteção. A Multifilmes é uma rede de franquias de serviços automotivos e aposta em uma nova forma de utilizar este material.  A película transparente é responsável por proteger a pintura original. “A  película elimina a necessidade de utilização de outros produtos para proteção”, explica o fundador da Multifilmes, João Paulo Ruciretta.

O clima também é outro fator decisivo na conservação da pintura. Estacionar o carro sob o sol, por exemplo, pode desgastar a pintura, sem falar nos perigos de deixar o carro ao ar livre, ou embaixo de árvores, sujeito a fezes de pássaros e seiva de árvores, principais responsáveis pelas manchas.

Na hora de lavar o carro é preciso alguns cuidados. Antes mesmo de começar a jogar a água, é necessário remover o excesso de poeira, uma vez que os grãos de areia podem arranhar a pintura.

Se a lavagem for feita em casa, o indicado é utilizar um sabão com pH neutro e secar todo o carro para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas. Se o veículo estiver recém-pintado, o indicado é lavar com métodos automáticos após, pelo menos, 30 dias. Já a aplicação de cera, somente depois de 90 dias.

A melhor maneira de aumentar a vida útil da pintura é conservar o carro limpo e protegido de intempéries. Estes cuidados valem para veículos de todas as cores, inclusive os repintados.

Caso aconteça algum contratempo com a pintura do automóvel, o indicado é procurar um profissional qualificado para fazer a avaliação do reparo que deverá ser feito.

Carros repintados precisam de mais cuidados. Limpeza deve ser realizada utilizando os produtos indicados. Estacionar diretamente embaixo do sol pode comprometer a pintura

Saiba mais
Confira algumas dicas de conservação

  • Lavar o veículo sempre à sombra
  • Utilizar produtos automotivos específicos;
  • Usar  sabão de pH neutro;
  • Lavar imediatamente com água qualquer excremento de pássaros ou seiva de árvores;
  • Em veículos repintados evitar a lavagem automática nos primeiros 30 dias após a repintura, bem como não aplicar cera nos primeiros 90 dias.
  • Para prevenção da opacidade, fazer uma lavagem de espelhamento (lavagem com cera) pelo menos uma vez ao mês.