VRUM

Auto Motor

por Jorge Moraes

Publicação: 13/01/2018 03:00

Segundo tempo

A Fiat acordou. Conversei sobre o futuro com o diretor de brand, Herlander Zola, que falou sobre a conclusão da primeira fase dos projetos com o Mobi, a Toro, o Argo e agora o Cronos. A montadora segue para renovar a sua gama a partir do segundo tempo dos projetos, que deve acontecer entre 2019 e 2020. Perguntei sobre o crossover da marca (acho que eles não ficarão de fora) e pensei alto que a Toro merecia emprestar sua bela construção e energia para um “modelo fechado” tipo SUV, indiretamente concorrente dos Jeep Renegade e Compass, esse último o mais vendido da categoria no país. Será que um possível crossover de bandeira italiana estaria à caminho de Pernambuco? Não duvido muito. Até porque esse seria o quarto veículo produzido no polo automotivo de Goiana, mesmo com a resposta padrão do Zola sobre a divisão de propostas do grupo FCA no país deixando os SUVs com a norte-americana Jeep e os carros com a Fiat. No entanto, a rede de concessionários não pensa desse jeito e apertou de uma forma que precisam do carro para compor o lugar do Freemont. Ou estou errado? É só esperar um pouco mais e entender o que vem pela frente com um automóvel que tenha essa proposta de utilitário, que seja mais alto, estradeiro, forte e definitivamente vencedor de buracos.

Volvo na frente
EuroNcap avaliou e atestou: XC60 é o carro mais seguro da Europa. O veículo se destacou, obtendo a nota máxima, enquanto eram avaliados outros quase 70 modelos, os quais não conseguiram acompanhar o grandão.

Auto Motor
Melhores momentos de 2017 no programa que vai ao ar todos os domingos às 10h na Band Tribuna. O Auto Motor também é exibido no Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, interior de São Paulo e em breve no Maranhão e no Amazonas.

Nada de preto
No país Turcomenistão, o presidente adotou uma atitude um tanto quanto inusitada: proibiu a circulação de carros pretos. Os proprietários agora tem que pintar os seus automóveis na cor branca, que, para o presidente do país asiático, traz sorte.

Taxa zero
Peugeot está oferecendo taxa zero para quem quiser adquirir o 208 e o 2008 ainda em janeiro. As únicas regalias são que o carro seja quitado em até 24 x, no caso do hatch, e em 30x para o SUV, além de dar uma entrada de 60%.

Amazon na Toyota
Montadora anunciou que em breve todos os seus veículos contarão com a Alexa, o assistente pessoal da Amazon, que equivale a Siri da Apple. Nada mau.

HB20 com série especial
Hyundai lançou a R Spec Limited a fim de celebrar o sexto ano de existência do modelo. A lista com todas informações como diferenciais e preços deverão ser divulgadas logo logo.

Fisker ressurge
Marca norte-americana reaparece no cenário automotivo com um carro elétrico que promete dá trabalho para a Tesla com o Model S. Trata-se do EMotion, que tem autonomia de 640 km.

Sync 3 no Focus
Ford finalmente levou a terceira geração do seu sistema multimídia para o Focus. Agora o sistema é de série em quase todas as versões do hatchback. Exceção vai para a opção de entrada do modelo, que continua com o Sync 2.

Ford Ka automático
Vem aí o Ka sedã automático com motor 1.5 e a transmissão que vem crescendo como a mais pedida do mercado. Acerto da montadora do oval azul que lança antes, no dia 5 de fevereiro, o EcoSport Storm.

Volks autônoma
A Volkswagen anunciou recentemente que fará uma união com a empresa de tecnologia Nvidia, a fim de fabricar carros autônomos. O comunicado foi feito durante a CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Itália verde
País teve alguns modelos da Toyota que eram movidos a diesel retirados do mercado. Com isso, a oferta de veículos da montadora japonesa para o país fica a cargo do Yaris, Auris e Rav4 nas versões híbridas mais o Aygo, CH-R e Prius. Hilux e Land Cruiser continuam na opção a diesel por lá.