VRUM

MAMãE QUERIDA... » Para mamães e babies passearem Ser mãe é estar atenta a cada detalhe dos pequenos. Seja no quesito segurança ou nas brincadeiras

Gabriela Bento
Especial para o Diario
Gabriela.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 14/05/2018 09:00

Quando a família está esperando um bebê, é comum os pais prepararem o quarto, a casa e também o carro. A expressão mãe coruja não é exagero. As genitoras costumam cuidar de cada detalhe. Afinal, segundo a resolução nº 277/08 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), é obrigatória a utilização de equipamento de segurança para crianças de 0 a 10 anos. O não cumprimento é considerado infração gravíssima (7 pontos), com multa de R$ 293,47 e retenção do veículo, até que a irregularidade seja sanada. Então, a criança deve sair da maternidade para casa já no seu bebê conforto. Além da segurança, os pais ainda costumam providenciar acessórios lúdicos para entreter os pequenos.

As mamães procuram estar atentas a tudo que diz respeito aos seu filhos. Enquanto dirigem, manter uma criança entretida não é tarefa fácil. Os babies costumam ficar inquietos e acabam tirando a concentração da mãe condutora. A diretora administrativa de autopeças Jessica Tavares, quando estava esperando a pequena Aurora, organizou todo o carro. “A criança precisa sair do hospital já na cadeirinha, de costas para o motorista. Por conta do cinto, preferimos uma com base. É um pouco mais cara, mas é importante”, conta.

No mercado, é possível escolher alguns modelos de cadeirinhas, que podem ser fixadas com o cinto de segurança ou isofix. O tipo do equipamento deve ser adquirido de acordo com o peso e altura da criança. De acordo com o gerente de Marketing da Alô Bebê, rede de lojas de artigos infantis do Brasil, o isofix é uma forma mais prática e segura, pois a cadeirinha é instalada diretamente na estrutura do carro, por meio de travas adequadas. “Com o Isofix, o risco de colocar o produto de forma errada é reduzido consideravelmente”, explica.

A diretora administrativa de autopeças Jessica Tavares, mãe da Aurora, além de garantir a segurança da pequena, providenciou outros acessórios. Ela colocou brinquedos colados na janela e um espelho que ajuda a monitorá-la. “Aurora ama ursinhos. Coloquei o espelho no encosto do banco em que ela fica. Isso faz com que eu a veja através do retrovisor a qualquer momento”, esclarece aliviada.

Saiba mais

Confira alguns acessórios que podem lhe auxiliar:

DVD automotivo
Com esse equipamento, as mamães conseguem entreter as crianças sem esforço. Mas fique atento à idade do pequeno e cuide da vista dele.
 
Tablet
Com este equipamento, as crianças podem ver vídeos, jogar e até aprender.
 
Organizador de brinquedos
Para evitar uma super bagunça, é interessante colocar os brinquedos em um só lugar.
 
Protetor solar
Quando a criança está do lado em que o sol bate, é bom colocar protetor solar para carros é preso nos vidros de trás por meio de ventosas.

Assento de elevação ou cadeirinha
O equipamento é obrigatório e deve ser escolhido de acordo com o peso e altura da criança. A não utilização é considerado infração gravíssima (7 pontos), com multa e retenção do veículo, até que a irregularidade seja sanada.