Empregabilidade no foco do Governo do Estado Três espaços foram inaugurados ontem: Centro de Qualificação da Mulher, Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora. Equipamentos integram o Sine federal

Publicação: 19/03/2024 03:00

Agovernadora Raquel Lyra inaugurou três novos espaços que deverão fomentar a empregabilidade em Pernambuco, ontem, no Recife. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, localizados no Bairro da Boa Vista, no Recife.  Os locais são as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no Brasil, trazendo mais serviços e modernizando a tradicional Agência do Trabalho. 
Além das Casas, também foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, para atender as mulheres que buscam por qualificação e orientação profissional. O objetivo é promover a independência financeira das mulheres pernambucanas. As iniciativas são resultado de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No Centro, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas de acordo com a necessidade das mulheres no mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local. A unidade já conta com o cronograma de capacitações, que deverão ser divulgadas, na próxima quarta-feira (20), no site www.sedepe.pe.gov.br.
Raquel Lyra lembrou da quantidade de empregos formais gerados no Estado neste início de 2024. “Pernambuco começou o ano com a geração de 2,2 mil postos de trabalho, sendo o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Celebramos esses números entregando a primeira Casa do Trabalhador do Brasil sendo inaugurada aqui, resultado de parceria com o governo federal, através do Ministério do Trabalho”, disse.
Morar Bem
Também ontem, Raquel acompanhou a cerimônia de assinatura dos primeiros contratos de compra do Residencial Novo Curado. O evento aconteceu com a participação de 50 pessoas que conquistaram o sonho da casa própria pela primeira vez. As obras já foram iniciadas e a previsão de entrega é para 2026.
O habitacional foi lançado comercialmente pela VL Construtora, em Jaboatão dos Guararapes, com o apoio do programa Morar Bem - Entrada Garantida, que dá até R$ 20 mil para famílias com renda de até dois salários mínimos comprarem seu primeiro imóvel.