UCRâNIA » Rússia bombardeia rede ferroviária

Publicação: 27/04/2024 03:00

A Rússia intensifica os bombardeios à rede ferroviária ucraniana para “paralisar” o envio de remessas ocidentais antes de lançar uma nova ofensiva, disse à AFP um funcionário do alto escalão dos serviços de segurança da ex-república soviética na sexta-feira. Na quinta, Moscou bombardeou infraestruturas ferroviárias nos oblasts (províncias) de Donetsk, no leste, Kharkiv, no nordeste, e Cherkasy, no centro do país.

“São manobras típicas antes de uma ofensiva”, afirmou a fonte, que falou sob a condição de anonimato. O objetivo é “interromper as entregas, o transporte de carga militar”, acrescentou. Na sexta-feira, o Exército russo reivindicou o bombardeio contra um trem que transportava armas ocidentais na localidade de Udachne, no oblast de Donetsk, bem como “tropas e equipamentos” militares em Balakliya, em Kharkiv.

A Rússia multiplicou desde março seus bombardeios contra a infraestrutura ucraniana, que inclui usinas energéticas e a rede ferroviária do país - fundamental para o transporte militar, uma vez que o tráfego aéreo civil ficou paralisado com o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Esses ataques ocorrem no momento em que é anunciada a ajuda militar americana à Ucrânia, após meses de bloqueio no Congresso dos Estados Unidos por rivalidades políticas internas. Há “um aumento dos ataques contra a infraestrutura ferroviária”, alertou na quinta-feira Olesksandr Pertsovsky, diretor-executivo da Ukrzaliznytsia, a companhia ferroviária ucraniana.

As armas ocidentais fornecidas a Kiev são entregues de forma sigilosa através de países vizinhos como a Polônia. (AFP)