Novo presidente do INSS é nomeado por Lula Procurador federal Gilberto Waller Júnior foi o escolhido para substituir antigo gestor demitido após operação da PF e da CGU contra fraude bilionária
Publicação: 01/05/2025 03:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, na noite de ontem, o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) A nomeação, assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Gilberto Waller irá substituir Alessandro Stefanutto, demitido, na semana passada, depois da operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) contra fraude bilionária no INSS. Waller é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ingressou no serviço público em 1998 como procurador do INSS e já atuou como corregedor-geral (2001–2004) e subprocurador-geral (2007–2008) da autarquia. Atualmente, estava exercendo a função de corregedor da Procuradoria-Geral Federal.
FRAUDE
A PF apontou que Alessandro Stefanutto tinha ciência e deu o aval para o esquema fraudulento que teria movimentado cerca de R$ 6 bilhões. Segundo as representações da PF e da CGU, após prometer ser bastante “duro” e anunciar que levaria o assunto às autoridades competentes, o ex-presidente do INSS teria autorizado os abatimentos em benefício de associações suspeitas. (Correio Braziliense)