Novo técnico confirmado Após muita especulação, o argentino Mariano Soso foi anunciado pelo clube ontem. O treinador estava no Melgar-PER e tem chegada ao Recife prevista para amanhã

Gabryel Guedes e Alan Dias

Publicação: 06/12/2023 03:00

Mariano Soso é o novo técnico do Sport! O argentino foi anunciado pelo clube na noite de ontem e tem chegado ao Recife prevista para amanhã, quando irá assinar contrato até o final da temporada 2024. O novo comandante rubro-negro estava no Melgar, onde foi vice-campeão peruano e sofreu apenas três derrotas, conquistando 18 vitórias em 32 jogos pelo campeonato nacional. O treinador de 42 anos soma ainda passagens por equipes como San Lorenzo, Defensa y Justicia e Emelec.

“O treinador está dentro do perfil que o comitê gestor de futebol entende como adequado para o comando técnico rubro-negro, com características como proposição de jogo, agressividade e atenção às categorias de base. Ele também já está em contato com o departamento para definir questões relativas ao planejamento de 2024”, informou o clube em nota. Mariano Soso se torna o 12º treinador estrangeiro do Sport, sendo o primeiro após o paraguaio Gustavo Florentín, que deixou o comando do Leão há pouco menos de dois anos.

CONHEÇA MARIANO SOSO
Apesar da pouca idade, o argentino tem um currículo respeitável no futebol da América do Sul. Atualmente no Melgar, do Peru, o técnico começou a carreira na beira do campo em 2004, sendo auxiliar técnico do Estudiantes, na Argentina. Ainda como auxiliar, passou por Atlas (MEX), Argentinos Juniors, Libertad e Nacional (URU), Newell’s Old Boys e Sporting Cristal.

Em 2015, iniciou sua carreira como técnico, assumindo o Real Garcilaso, do Peru. Desde então, acumula passagens pelo futebol equatoriano (Emelec), argentino (San Lorenzo) e principalmente peruano, onde foi campeão nacional comandando o Sporting Cristal em 2016. Na temporada de 2023, Mariano Soso treinou o Melgar, também do Peru, onde disputou a Libertadores deste ano e terminou o campeonato nacional na segunda colocação.

O treinador tem um perfil enérgico na beira do gramado e gosta de propor o jogo. A sua formação mais utilizada na carreira é um 4-3-3 ofensivo. Na última temporada foram 38 jogos, com 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas, com 64 gols marcados e 41 sofridos.

O técnico será o primeiro movimento efetivo do Sport no mercado do futebol desde o insucesso no Campeonato Brasileiro da Série B. Confirmada a contratação, o Leão deve intensificar as buscas para a montagem do elenco para temporada 2024, que até o momento não tem nenhum jogador confirmado.

RENOVAÇÃO

O Spor segue no mercado em busca de reforços para a temporada 2024. Porém, o clube também vem conversando com alguns remanescentes para negociar uma renovação. Ontem, o clube assinou por mais um ano com o volante Fabinho, que aos 37 anos vai jogar mais um temporada com a camisa rubro-negra.