Homem preso por tentativa de feminicídio Suspeito é advogado criminalista e foi preso em flagrante no domingo (17), após invadir a casa da ex-companheira. Ele pode ser excluído da OAB Pernambuco

Wilson Maranhão

Publicação: 19/03/2024 03:00

A conduta criminosa de um advogado que tentou matar a ex-esposa será alvo de um processo administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE).  No ataque, o criminalista - que não teve nome divulgado - deu golpes de faca e mordidas na vítima. O fato foi confirmado pela OAB-PE.

O processo disciplinar foi aberto para apurar a conduta do homem que, inclusive, corre o risco de ser excluído dos quadros da entidade. Ele foi preso em flagrante no domingo (17), após invadir o apartamento da vítima e para atacá-la, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.  

A mulher de 41 anos é ex-companheira do suspeito e já tinha sofrido anteriormente com o histórico de violência doméstica do advogado. Procurada pela equipe do Diario, o presidente da OAB, Fernando Ribeiro Lins, disse que o processo disciplinar da Ordem corre em segredo, mas o advogado já foi suspenso anteriormente e nova suspensão poderá ser aplicada. Ainda segundo Ribeiro,  o orgão irá também instaurar processo de exclusão do advogado.  

COMO FOI

A vítima, de 41 anos, foi atacada pelo ex-companheiro após ele arrombar a porta do apartamento onde ela mora, no bairro de Candeias. O homem atua como advogado criminalista e já havia sido condenado com base na Lei Maria da Penha por crimes contra a ex-mulher. Ele estava usando tornozeleira eletrônica e quebrou o equipamento para ficar fora do radar das autoridades e, assim, invadir o edifício.

A vítima entrou em luta corporal para se defender dos golpes de faca e também teve ajuda de vizinhos. O caso foi registrado pela Delegacia Especializada da Mulher (DPMul) de Prazeres, também em Jaboatão.  

Após ser detido e passar por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, o suspeito foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Na nota, a Polícia Civil informou que o homem tem 49 anos e foi “autuado pelos crimes de ameaça e injúria, por violência doméstica/familiar, desacato, descumprimento de medida protetiva de urgência e tentativa de feminicídio”. “Vizinhos adentraram no local em defesa da vítima. O autor foi conduzido à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis”.