Governo do Estado anuncia festival cultural Pernambuco Meu País está aberto a receber artistas de qualquer expressão e representantes de todas as regiões do País e o edital para propostas está disponível

Publicação: 02/05/2024 03:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, confirmou o festival cultural “Pernambuco Meu País”, evento itinerante que levará diversas linguagens artísticas para sete municípios do Agreste e Sertão. As cidades contempladas serão Caruaru, Buíque, Bezerros, Gravatá, Arcoverde, Triunfo e Taquaritinga do Norte. O festival está aberto a receber artistas de qualquer expressão e representantes de todas as regiões do País. O edital para a apresentação das propostas já está disponível no Portal Cultura PE e no Mapa Cultural de Pernambuco.

O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra na noite de terça-feira, durante a 15ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, no Teatro de Santa Isabel. As inscrições para o novo festival devem ser feitas a partir da segunda-feira até às 17h do dia 15 de maio. O resultado será divulgado no dia 5 de junho, mas o cronograma de apresentações não foi divulgado.

“Estamos trabalhando muito firme para permitir que Pernambuco possa ser palco das nossas história, cultura e arte. O Governo do Estado está aberto à promoção de políticas culturais, sendo facilitador desses eventos”, disse a gestora.

Serão realizados shows, espetáculos, apresentações circenses, exposições, intervenções artísticas e muitas outras atividades contínuas gratuitamente e para todas as idades em todos os municípios contemplados. A iniciativa também prevê movimentação na economia do setor, abrindo espaço para o que há de novo na produção cultural, mas sem deixar de lado as tradições populares.

“A curadoria terá como prioridade os artistas pernambucanos, em especial da cultura popular, mas também se conectando com a produção artística nacional, e dando amplo espaço para outras linguagens artísticas como artesanato, dança, teatro, cinema, música, entre tantas outras abordagens”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.