LOCAL

Feras têm 4 dias para acessar Sisu Sistema usado para confirmação de vagas em 130 instituições de Ensino Superior segue aberto até as 22h59 de sexta-feira, no horário do Recife

Publicação: 23/01/2018 03:00

As inscrições para o Sisu, sistema do Ministério da Educação que reúne 239.716 vagas em instituições de Ensino Superior do Brasil, começaram às 23h de ontem e seguem abertas até as 22h59 da sexta-feira, no horário de Pernambuco. Quem fez o Enem 2017 e não está entre os 309.157 candidatos que zeraram a prova de redação pode concorrer. Das vagas disponibilizadas no sistema, 14.786 são de universidades ou institutos com sede em Pernambuco. Participam a UFPE (6.952 vagas), a UPE (1.730), a UFRPE (3.880), a Univasf (1.530), o IFPE (384) e o IF Sertão (367).

O candidato pode se inscrever em até duas vagas, informando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar, através do  site sisu.mec.gov.br. Também é necessário definir a modalidade - ampla concorrência ou critérios raciais ou sociais. É possível mudar essas opções durante o período de inscrição e será considerada válida a última alteração.

O candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do site do Enem - https://enem.inep.gov.br. Lá, os candidatos têm três caminhos de recuperação, para quem esqueceu apenas a senha, esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem não se lembra da senha, do e-mail e do número do celular.

Previsto inicialmente para ser aberto no dia 29 de janeiro, o Sisu foi disponibilizado uma semana antes para aliviar a ansiedade dos feras, de acordo com o Ministério da Educação. “O período de inscrições foi antecipado com o propósito de possibilitar ao estudante participar o mais rápido possível, já que as notas do Enem também tiveram sua divulgação antecipada”, afirmou o diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, Vicente de Paula Almeida Junior.

O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula irá de 30 de janeiro até 1º de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera se estenderá de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Ao todo, 130 instituições oferecem vagas pelo sistema, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. A lista tem 100 instituições federais, incluindo 61 universidades, 36 institutos, dois centros de educação tecnológica e uma faculdade. Também integram o sistema 30 instituições estaduais, divididas entre 22 universidades, sete faculdades e um centro universitário.