Futuro ameaçado pela perpetuação da miséria Estudo da Fundação Abrinq afirma que a desigualdade social coloca em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil

Publicação: 22/09/2018 03:00

A desigualdade social pode comprometer o desenvolvimento infantil e perpetuar a miséria. Um estudo realizado pela Fundação Abrinq em todo o Brasil revelou que é grande a possibilidade de crianças que vivem em situação de pobreza se tornarem adultos pobres. A desigualdade de renda é um dos principais desafios nacionais no recorte que abrange a faixa etária de até 14 anos.

Em Alagoas, Maranhão, Ceará, Bahia e Pernambuco, 60% da população nessa faixa etária está em situação de pobreza. Em Rondônia, Amapá, Amazonas e Pará, mais de 90% das crianças estão fora de creches.

Para especialistas, mudar o cenário depende de uma série de investimentos, não só em renda, mas também em infraestrutura, emprego, saúde e educação. Um dado reforça a tese: em 22 estados, mais de 43% da população não tem coleta de esgoto. Em 14 estados, mais de 50% da população vive com renda per capita de até meio salário mínimo.

Os dados da Abrinq reforçam um alerta feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no último mês. Seis em cada 10 crianças e adolescentes vivem em situação de pobreza no Brasil, totalizando 32 milhões de jovens.

As precárias condições de vida dessa parcela da população geram um ciclo vicioso do qual, dificilmente, a criança ou o adolescente pobre consegue escapar. “A pobreza persistente tem a ver não só com a pobreza material, mas também com violência, falta de moradia”, explica Carmen Migueles, especialista em educação da FGV.

Para Migueles, é preciso mudar a forma como as políticas públicas são traçadas e a mentalidade das famílias. “Há uma cultura das famílias mais pobres que preferem que se ganhe algum dinheiro agora do que se preparar para o futuro. É preciso rever as estratégias de educação para diminuir a evasão.”

A professora Christiane Girard Nunes, do Departamento de Sociologia da UnB, acredita que mudar esse cenário exige investimentos intersetoriais. “Tem de haver uma política de distribuição de creche de boa qualidade e de acesso à saúde, à educação e ao emprego. O conjunto desses fatores determina o futuro das crianças”, avalia. Para se ter dimensão do problema, 1.442 creches no Brasil não têm coleta de esgoto e 5.323 não oferecem água filtrada, segundo a Abrinq.

A pesquisa
  • Cinco estados têm mais de 60% da sua população de até 14 anos em situação de pobreza
  • Onze estados têm percentual de homicídios de crianças e adolescentes maior do que a média nacional (18,6%).
  • Dezessete estados têm taxa de mortalidade infantil acima da média nacional (12,7/1 mil vivos)
  • Dezoito estados têm percentual de mães adolescentes acima da média nacional (17,5%).
  • Mais de 90% das crianças de Amapá, Amazonas, Rondônia e Pará estão fora das creches
Fonte: Abrinq
 
Papel fundamental do poder público
 
A administradora executiva da Fundação, Heloísa Oliveira, destaca que os governos locais têm papel fundamental na mudança. “Temos desafios específicos relacionados com a formação da população e da renda de cada estado, que influenciam a desigualdade social”, diz. “Uma criança pobre tem mais chances de se tornar um adulto pobre e de constituir uma família pobre. É preciso frear essa vulnerabilidade.”

De acordo com ela, o problema não é somente do interior ou de municípios pequenos. “Nas cidades mais ricas, temos pobreza geracional nas favelas e nas periferias”, frisa. Caso de Brasília. O Coeficiente de Gini, divulgado pela Codeplan, mostra o desequilíbrio da renda familiar per capita: a discrepância chega a 18 vezes na comparação entre o Lago Sul (a maior) e a Estrutural (a menor).

Moradora da Estrutural, a dona de casa Tamires Matos Sousa, 26 anos, reside num barraco com o marido, desempregado, e os quatro filhos. A renda mensal não ultrapassa R$ 500. “Nós nos esforçamos para as crianças estudarem para terem um bom futuro, mas passamos muita dificuldade. A pior hora é de manhã, quando pedem pão e leite, e não tem”, conta.

A pequena Érica, 4 anos, enxerga na escola a oportunidade de comer. A merenda oferecida no colégio é um dos atrativos. “Gosto de comer na escola. Meu prato preferido é quando tem carne”, diz. (Do Correio Braziliense)