Parte de túnel desaba e deixa o Rio em estado de crise Desde abril que o estado vem enfrentando temporais, deslizamentos de terra e soterramentos, tendo sido contabilizadas 10 mortes

Publicação: 18/05/2019 03:00

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de crise, o mais grave na escala da prefeitura, às 12h35 desta sexta, após chuvas deixarem o trânsito caótico e uma estrutura do Túnel Acústico Rafael Mascarenhas cair sobre um ônibus na Gávea, na zona sul carioca. Segundo os bombeiros, não houve feridos.

O Rio tem sofrido com o clima neste ano. No início de abril, temporais deixaram dez mortos, seis feridos e mais de mil desalojados depois de causarem soterramentos, deslizamentos e enxurradas. O prefeito Marcelo Crivella (PRB) chegou a reconhecer que sua gestão falhou ao não prever os problemas. Nesta sexta, o município já estava em estágio de atenção pelas chuvas desde as 10h55, depois de um acidente entre um ônibus e uma moto que travou o tráfego no túnel Rebouças, que liga a zona sul ao centro e à zona norte da cidade.

O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três. Segundo o Centro de Operações municipal, o trânsito na cidade chegou a ficar duas vezes mais intenso que o normal: foram registrados 121 km de congestionamento às 13h30.

A prefeitura foi chamada, desde quarta, para remover ao menos 28 árvores caídas e desobstruir cerca de 30 pontos com bolsões d'água. A situação ainda fez Marcelo Crivella pedir aos servidores públicos municipais que encerrassem o expediente mais cedo nesta sexta, para diminuir o rush do fim da tarde.

A prefeitura recomendou que os motoristas evitassem trafegar entre as zonas sul e oeste. Quinta-feira, a avenida Niemeyer estava bloqueada depois de um deslizamento. O prefeito determinou a reabertura da pista à noite. (FolhaPress)